Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: paulistano fuma quatro cigarros por dia só por respirar na cidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
São Paulo Capital

paulistano fuma quatro cigarros por dia só por respirar na cidade

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 17 de setembro de 2024
Compartilhar
Compartilhar

Air pollution levels in São Paulo are twice as high as those of

Quase 12 milhões de pessoas que vivem em São Paulo enfrentaram uma semana sufocante. A combinação de seca, queimadas e poluição fez a qualidade do ar despencar a níveis alarmantes. A maior cidade do país luta para respirar.

Essa semana, São Paulo registrou o pior ar entre 120 grandes cidades do mundo. O ranking é de uma empresa suíça especializada em tecnologia da qualidade do ar, que normalmente mostra cidades da Índia, Paquistão e Emirados Árabes no topo da lista.

O professor Tércio Ambrizzi, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, explica a situação da cidade. “Temos a seca, temos a queimada e temos a poluição da cidade em si, que é extremamente alta, depende muito da circulação de ventos para poder dispersar e, durante o inverno, temos essa circulação mais amena”.

O Rio Pinheiros mudou de cor – verde esmeralda – é a proliferação de algas por causa da seca. Uma das mais importantes represas do estado – a Guarapiranga – que abastece mais de quatro milhões de pessoas parece um córrego. Em outra represa, a Billings, apareceram peixes mortos e estão investigando a qualidade da água. “Hoje, a gente poderia dizer que a gente não leva mais a nossa cidade no coração, a gente leva literalmente a cidade nos nossos pulmões”, diz Mariana Veras, coordenadora do Laboratório de Patologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP.

Experimento

Mariana Veras pesquisa o tema há 15 anos e faz um experimento para medir a quantidade de material particulado que tem no ar da cidade de São Paulo. “A gente está programando esse equipamento para passar o volume de ar equivalente ao volume de ar que passa no pulmão de uma pessoa por 24 horas. A gente está interessado só nessa partícula que é chamada de material particulado 2,5. É um dos poluentes que é usado como critério da qualidade do ar”, explica.

Um aparelho vai ficar em uma região movimentada da cidade por 24 horas captando as partículas. Com outro equipamento, a equipe do Fantástico foi para outros pontos da cidade fazer a medição. Em vários pontos da Marginal Tietê, lugar que, por muitos dias da semana, ficou como um dos piores ares. “A gente está com uma concentração média de 45 microgramas/m³ do material particulado 2,5, que é um material particulado fino. E se a gente tiver como referência o padrão da Organização Mundial da Saúde, nós estamos com os níveis três vezes acima do que seria aceitado”, esclarece Mariana.

Em um ambiente fechado, o nível de poluente segue acima do nível recomendado pela OMS. “Está em torno de 18 microgramas/m³. A média para 24 horas, recomendada pela OMS, é de 15”. Veras destaca as consequências para a saúde. “Quanto maior o nível de poluente, maior a chance de você ter uma crise de asma, rinite, bronquite, um problema cardiovascular”.

Avaliação da qualidade do ar

Só neste mês foram quase dois mil incêndios no estado de São Paulo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tem 85 estações de avaliação da qualidade do ar.

Como é feito o monitoramento?

O ar é captado por um dispositivo e ele passa por uma tubulação. O equipamento começa a fazer a leitura da qualidade do ar. Ele analisa as partículas fininhas, as mais nocivas. Já um outro analisa os gases presentes no ar. Isso é feito em tempo real. Tem uma atualização de 5 em 5 segundos.

A Cetesb não considera os dados do site suíço que deu a São Paulo o título de pior ar do mundo. “A gente não avalia esses dados porque a gente não consegue entender a metodologia”.

Resultado do teste

Após 24 horas do teste, Mariana Veras analisa o resultado do que foi captado pelo equipamento. A maior parte é carbono e alguns metais.

“A gente encontra ferro, chumbo, cádmio, enxofre, cálcio, silício, entre outros. Os metais podem vir do próprio desgaste dos veículos ou eles estão presentes nos combustíveis, seja gasolina, diesel e outros, biodiesel”, explica.

Segundo Mariana, no cenário normal da cidade de São Paulo, é estimado que um indivíduo não fumante esteja fumando dois cigarros por dia, mas, no momento atual, isso dobrou. A estimativa é de quatro cigarros por dia.

Você Pode Gostar

Só 21,6% das corridas em Congonhas cruzam cidades, contra 97,9% em Viracopos
Empresário norte-americano é encontrado morto em quarto de hotel na Zona Sul de SP
Dia Nacional do Voluntariado: HM Engenharia reforça agenda de trabalho voluntário em favor de comunidades no entorno de obras
Setor do transporte de cargas leva principais demandas a Tarcísio na na próxima segunda-feira (31)
São Paulo produz 80% da lichia do Brasil e amplia vendas para a Europa
Últimas notícias da Semana
Links da Semana

Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo

Rita Moraes
Rita Moraes
16 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

São Paulo CapitalUltimas Notícias

Ranking nacional mostra cidades paulistas no topo e municípios da Amazônia Legal nas últimas posições

21 de agosto de 2026
São Paulo CapitalCentro-OesteNordesteNorteRegião Metropolitana de São PauloRegiõesSudesteSul

LATAM abre 40 vagas para primeira turma externa da Escola de Mecânicos no CML de Guarulhos

11 de agosto de 2026
São Paulo Capital

Confira os destaques da 2ª edição da ABUP SHOW 2026, que acontece de 10 a 13 de agosto, em São Paulo

10 de agosto de 2026
São Paulo Capital

Lagunitas promove feira de adoção responsável em São Paulo

6 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Executivos da companhia participam de painéis interativos para debater investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias estratégicas no mercado corporativo
“É do banco”: como golpistas estão usando ligações e mensagens para fazer você entregar seu dinheiro
Experimente o inesperado: O Boticário apresenta campanha inédita com fitas olfativas que revelam prêmios
Prêmio ICL de Jornalismo 2026 anuncia comissão julgadora e recebe inscrições até 30 de outubro

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites