Passeios virtuais atrativos geoturísticos
Cachoeira do Fundão no Parque Nacional da Serra da Canastra (Foto: Geo 360º BR)
Já imaginou conhecer atrativos geoturísticos e compreender as formações geológicas de belezas naturais, sem sair de casa? Saiba que é possível realizar esse passeio virtual na nova plataforma interativa Geo 360º BR. Lançado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o site proporciona uma experiência única e informativa, por meio de fotografias, imagens 360º, curiosidades geológicas e guias digitais sobre os principais atrativos geoturísticos da região.
“A iniciativa surgiu da necessidade de levar aos turistas de parques nacionais, geoparques e áreas afins o conhecimento geocientífico em uma linguagem simples e acessível e, dessa forma, enriquecer as experiências”, explica a chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, Maria Adelaide Mansini Maia. A pesquisadora antecipa que a plataforma contará com recursos de audiodescrição para garantir mais acessibilidade.
Está disponível ao público o conteúdo interativo exclusivo do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Com alguns cliques, é possível conhecer atrativos como a Cachoeira do Fundão, um dos mais belos pontos turísticos da Serra da Canastra, e explorar as piscinas naturais da Cachoeira Casca d’Anta.
O público pode ainda desbravar os tesouros geológicos e arqueológicos, de importância internacional, da Serra da Capivara. Formações construídas há mais de 400 milhões de anos estão acessíveis e podem ser contempladas facilmente, por meio da plataforma Geo 360º BR.
Pintura rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara (Foto: Geo 360º BR)
O SGB trabalha para ampliar o projeto. Para este ano, a perspectiva é incluir na plataforma o Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas.
Estímulo ao geoturismo
Os passeios virtuais disponíveis na plataforma Geo 360º BR fazem parte do Programa Fomento ao Geoturismo, que é uma forma de turismo com base na geodiversidade, ou seja, sua geologia, geomorfologia, dentre outros da região. O objetivo do SGB é disseminar o conhecimento geocientífico para toda a sociedade e promover um turismo mais educativo e consciente, além de impulsionar o desenvolvimento regional.
Com o projeto, o SGB fortalece o geoturismo, unindo a atividade à geoconservação e à educação, criando oportunidades para se explorar o potencial geoturístico de forma sustentável e, assim, impulsionar a geração de emprego e renda.
O programa tem como base a identificação de pontos em parques nacionais, geoparques e áreas afins, que possuam aspectos da geodiversidade com potencial para serem explorados do ponto de vista turístico, denominados de Pontos de Interesse Geoturísticos. A partir desse levantamento, é realizado o trabalho para:
• Caracterizar a geologia e a geomorfologia e os demais aspectos interessantes da geodiversidade;
• Identificar o potencial interpretativo desses temas;
• Elaborar materiais de divulgação, dentre eles os passeios virtuais, e-book com a descrição dos principais pontos geoturísticos e placas informativas.