Parlamentares brasileiros em missão oficial nos EUA iniciam primeiro dia de agendas para discutir ataques à democracia
Hoje, 30 de abril, a comitiva de parlamentares brasileiros liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD) realizará uma série de encontros com representações políticas em Washington DC, Estados Unidos.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Vladimir Herzog e tem como objetivo realizar um intercâmbio de práticas parlamentares na defesa da democracia, a partir das experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques antidemocráticos ocorridos em 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos, e em 8 de janeiro de 2023, no Brasil.
Dentre as atividades do dia estão previstas uma reunião com Ivan Marques, Secretário de Segurança Multidimensional da Organização dos Estados Americanos, reunião com a Secretaria Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e um encontro com os congressistas americanos Susan Wild, Jim McGovern, Chuy Garcia e Greg Casar.
A agenda conta com o apoio do Washington Brazil Office, e vem sendo articulada com Raskin e Eliziane desde novembro de 2023, após encontro de representantes do IVH com a parlamentar em Brasília, à época em agenda pela instituição do Dia da Democracia.