Parada LGBT+ de SP mira luta social por direitos iguais
A Avenida Paulista recebeu ontem a 27ª edição da Parada LGBTQIA+ de São Paulo. O evento foi marcado por beijos entre famosos e anônimos, vendas, protestos políticos, altos preços e vendas de “kit gay”. Sob o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, o evento espera conscientizar a sociedade sobre os direitos da comunidade, muitas vezes barrados por políticas públicas voltadas exclusivamente para famílias e indivíduos heteressexuais e cisgêneros.
Ovacionada pelo público ao se pronunciar, Érika pediu por um Brasil mais diverso e inclusivo. Elam reforçou que a comunidade pode sonhar com um representante na Presidência do país. “Vamos preparar o Brasil para que ele tenha sim, uma presidenta travesti”, disse.
“Chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+, que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social”, afirma Claudia Garcia, presidenta da Associação da Parada LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP).
Para Claudia, é fundamental discutir respostas e soluções para a fragilidade da política de assistência social quando se trata do público LGBT+, um grupo que se encontra muitas vezes em situação de vulnerabilidade social.
Uma das atrações do evento, Daniela Mercury comemorou os dez anos de seu casamento com Malu Verçosa. “Quando a gente casou, foi igual ao amor de Julieta e Romeu, um amor impossível. Há dez anos, quando casei com ela, a gente fez todo mundo repensar. A gente quer espalhar o amor”, apontou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi lembrado pelo público com vaias. A cobrança por políticas públicas voltadas ao público LGBTQIA+ também foi lembrada por quem esteve presente no evento. No último ano, o tema da Parada foi voltado para as eleições presidenciais que elegeram Lula.
O público presente no evento, como de costume, apostou em fantasias. Neste ano, Mulher Maravilha, Ana Maria Braga e ursos foram algumas das vestimentas escolhidas por quem curtiu a Parada.
O trio que levava a cantora Pabllo Vittar chamou atenção não apenas pelas apresentações da artista, mas também por ter trombado com um semáforo em um cruzamento entre vias – algo que foi resolvido por sua equipe.
Daniela Mercury e a esposa, a jornalista Malu Ferçosa; Marcela MC Gowan e namorada, a cantora Luiza Martins; e Tiago Abravanel e o marido, Fernando Poli foram alguns dos famosos que trocaram beijos no evento.
Deixe um comentário