Ouvidoria da Câmara e Defesa Civil monitoram chuvas em Salvador

Ouvidoria da Câmara e Defesa Civil monitoram chuvas em Salvador

Em resposta às intensas precipitações que têm assolado a Região Metropolitana, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) uniu forças à Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) para monitorar situações emergenciais nas zonas de risco da cidade. Esta parceria foi divulgada pelo vereador e ouvidor-geral da CMS, Augusto Vasconcelos (PCdoB), através de publicação nas redes sociais, na tarde da última segunda-feira, 8.

A cidade teve diversas ruas alagadas, desabamentos e o trânsito foi duramente afetado durante os cinco dias de chuvas. Cerca de 15 pessoas ficaram desalojadas.  A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), também está oferecendo abrigo às famílias desalojadas e desabrigadas. Segundo a pasta, atualmente há pessoas assistidas nas Unidades de Acolhimento Provisório nas comunidades. Sendo 73 pessoas na Baixa do Cacau, 4 em Bom Juá, 13 em Mangabeira, 8 na Voluntários da Pátria, 14 na Irmã Dulce, 23 na Moscou, 3 na Bosque Real e 18 na Francisco Mangabeira.

O ouvidor-geral declarou que, em colaboração com a Defesa Civil, a Ouvidoria participará ativamente na apuração de relatos de inundações, quedas de árvores, ameaças de desabamentos e deslizamentos de terra, além de outros episódios ligados ao atual cenário climático.

Na manhã do mesmo dia, obedecendo às diretrizes do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), a Codesal ativou os alarmes de 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que estão distribuídas em 14 locais de alto risco, especificamente em Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1 e 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.

“Vocês podem contar conosco, encaminhando as denúncias para a Ouvidoria da Câmara, mas também através do número 199, que é o número da Codesal. Vamos seguir trabalhando em favor de Salvador e de todos que necessitam de suporte neste momento tão delicado e dramático para nossa cidade”, assegurou Augusto.

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara, é possível enviar um e-mail para ouvidoriacms@cms.ba.gov.br ou uma mensagem via WhatsApp para o número (71) 99631-4499. Denúncias à Codesal podem ser realizadas pelo número 199, sendo a ligação gratuita.

Share this post