
A Humana Brasil, uma organização sem fins lucrativos, acaba de lançar o seu Relatório Anual de 2024, que reúne os principais resultados de impacto socioambiental dos projetos desenvolvidos ao longo do último ano. Entre as ações, está a implementação de soluções sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, onde mais de mil famílias passaram a gerar renda no campo por meio da produção agroecológica e da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER.
Há 18 anos, a Humana Brasil enfrenta os desafios sociais, econômicos e ambientais mais urgentes, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. A organização já esteve presente em 19 estados e no Distrito Federal, impactando cerca de 100 mil pessoas em todo o território nacional, em parceria com mais de 110 instituições públicas e privadas.
Com a premissa de construir um futuro mais sustentável, a Humana Brasil promove projetos de reflorestamento e educação ambiental em comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade. Em 2024, essas iniciativas resultaram no plantio de mais de 15 mil mudas. Ao todo, 13 aldeias indígenas localizadas na Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins participaram da restauração de áreas nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, contribuindo para a preservação da biodiversidade.
“O ano de 2024 representa um capítulo significativo em nossa trajetória. Atuamos lado a lado com as comunidades, vivenciando suas realidades e construindo projetos de forma participativa. Essa abordagem fortalece o protagonismo local e a capacidade transformadora das pessoas. Nosso trabalho está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com as políticas públicas brasileiras, contribuindo para soluções duradouras, inclusivas e sustentáveis”, explica Paulus van Dun, diretor executivo da Humana Brasil.
O relatório também evidencia a atuação junto aos povos indígenas Kaingang, em Santa Catarina. Com o apoio da Humana Brasil, a comunidade profissionalizou a produção de fitoterápicos a partir de plantas medicinais, alcançando a marca de mais de 29 litros de óleos essenciais e 10.956 litros de hidrolatos. Os produtos passaram a ser distribuídos por meio do SUS, promovendo a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento da saúde indígena. “Fizemos um trabalho de resgate. Essa distribuição faz parte da saúde indígena”, afirma Marilene Antunes, participante dos projetos da Humana Brasil.
Outro destaque relevante é a implantação de tecnologias agroecológicas nas comunidades de zona rural, como sistemas de bioponia e hortas. Essas soluções fortalecem a economia local, aumentam a segurança alimentar e ajudam os agricultores a se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas por meio do manejo sustentável dos recursos naturais.
Além da frente voltada ao Meio Ambiente, Clima e Agricultura Sustentável, a Humana Brasil também atua em prol do Desenvolvimento Social e Educação; com mais de 350 pessoas inseridas em cursos profissionalizantes no último ano; e no reaproveitamento têxtil por meio da área de Coleta de Roupa de Segunda Mão – Repense Reuse; com 289 contêineres instalados na Bahia, Sergipe e Brasília, o projeto coletou 430 toneladas de têxteis e reduziu 2.623 toneladas de CO₂ no planeta.
Esses e outros resultados estão disponíveis na íntegra no Relatório Anual 2024 da Humana Brasil, que pode ser acessado no link: https://www.humanabrasil.org/relatorios-anuais/

