omo testes gamificados ajudaram a Raízen a atrair mais de 22 mil jovens para suas vagas de aprendiz só em 2023
Após perceber oportunidades de ganho de eficiência e qualidade nas contratações de jovens aprendizes, que estavam acontecendo de forma descentralizada, a Raízen, maior produtora global de açúcar e de etanol de cana, tomou a decisão de contratar a Taqe. A HRTech reúne candidatos, empregadores e parceiros educacionais e ofereceu sua expertise para realizar o recrutamento do programa de jovens aprendizes da companhia. Como resultado da parceria, apenas em 2023, a Raízen atraiu mais de 22.600 pessoas para seus processos. Dessas, mais de 700 foram contratadas e as metas de diversidade superaram as expectativas: 64% de admissão de mulheres, acima da meta pública da empresa, 12% de pessoas que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAPN+ e 58% de contratação de pessoas negras (pretas e pardas).
Para Nara Gomes, Analista de Desenvolvimento Organizacional na Raízen, o objetivo de melhorar o processo de recrutamento e seleção foi atingido. “Além de toda a seleção ter uma melhor padronização de critérios de acordo com o perfil da vaga e cultura, o fato de os programas acontecerem por ciclos facilita o acompanhamento e desenvolvimento desse público interno. Nossa expectativa é que essa iniciativa também contribua para uma maior retenção e aproveitamento desses aprendizes para cargos de entrada da companhia”, pontua.
O processo e os benefícios
Hoje, todo o processo de contratação dos aprendizes acontece pela plataforma da Taqe. As pessoas candidatas realizam testes gamificados, que avaliam seu perfil comportamental, conhecimentos, habilidades e vivências, permitindo que a Raízen tenha uma visibilidade de quem são esses jovens para além das experiências profissionais.
Neste projeto, a HRTech também colaborou com serviços de atração de candidatos em 14 Estados, 43 cidades e 52 Unidades, além da triagem, concepção e operação de dinâmicas online.
“Candidatos à vagas de jovens aprendizes, naturalmente, não possuem experiência profissional ou grandes diferenciais do ponto de vista de formação. Por essa razão, o currículo tradicional é insuficiente para avaliar essas pessoas. Os processos realizados via Taqe ampliam esse olhar sobre as pessoas candidatas para critérios que vão além: perfil comportamental, conhecimentos, vivências, redação, video-entrevista, entre outras formas de avaliação. O objetivo é revelar a interessância dessas pessoas e ampliar seu acesso ao mercado de trabalho” ”, reforça Renato Dias, cofundador e CEO da Taqe.
Entre os principais benefícios percebidos pela Raízen, estão a linguagem gamificada, que funciona bem com o público jovem. Além das aulas e outros conteúdos oferecidos, que ajudam os candidatos a se prepararem para as diferentes etapas do processo seletivo, deixando-os mais confiantes e confortáveis. “Um ponto de destaque é ainda a possibilidade de calibrar os critérios e pesos para geração de um ranking de candidatos. Dessa forma, conseguimos perceber quem tem mais afinidade com as vagas, cultura e diversidade”, finaliza Nara.
Sobre a Taqe:
Em operação desde 2017, a Taqe é uma plataforma de empregabilidade, que reúne candidatos, empresas e instituições de ensino. Por meio de testes gamificados, redação e videoentrevista, a plataforma conecta candidatos com oportunidades de emprego e formação. Com base em sua inteligência de dados, a startup já identificou um aumento de até 4x na efetividade de seus processos seletivos, permitindo a contratação de até 8 entre 10 candidatos entrevistados, além também do crescimento do número de presença e aprovação nas entrevistas. A plataforma possui 2,7 milhões de candidatos, já intermediou 150 mil contratações e distribuição de bolsas de estudo. Dentre as empresas que já usaram as soluções da HRTech estão Natura, Santander,
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