O poder das yabás e a força feminina inspiram Xênia França e Iuna Falcão em novo single
Já está disponível nas principais plataformas digitais a canção ‘Estrela’, uma parceria de Iuna Falcão e Xênia França. O novo single, inspirado na força feminina e o poder das yabás, é uma releitura do EP Iuna Falcão, unindo a percussão maranhense e programações sonoras rítmicas que dão uma nova roupagem a composição.
Lançando o terceiro single do novo projeto, onde apresenta suas raízes maranhenses e indígenas atreladas às vivências baianas, Iuna Falcão apresenta a nova canção com uma letra que exalta a mulher, a feminilidade e a religião. A artista revela que ‘Estrela’ foi uma forma que encontrou de homenagear e reafirmar a figura feminina. “Essa música fala sobre a energia feminina, o poder das yabás e das mulheres no mundo, é uma forma de homenagear e reafirmar essas figuras. Eu sempre me inspirei em mulheres fortes, minha família é baseada em um matriarcado, eu quis trazer isso não só nessa música, além da letra, a referência melódica foi tirada das minhas vivências Maranhenses em geral.”
A música é uma parceria com Xênia França, baiana indicada ao Grammy Latino e ao Women Music Award, que ao lado de Iuna ampliam as aberturas de vozes. Esse novo arranjo com timbres homônimos vem da trajetória pessoal das duas e da conexão com o que a música expressa. “Cantar essa música com Xênia França é sobre encontros de trajetórias, onde as memórias coletivas nos alimentam também do que somos. Uma música que nos conecta em um lugar tão especial, que veio antes da gente: a ancestralidade. Oxum se encarregou de nos colocarmos juntas nesse momento”, comemora.
A artista acrescenta que a letra evoca a memória e importância da ancestralidade, utilizando da música como ferramenta de conexão com todas as que vieram antes. “Estrela é uma música que sabe a sua história. Essa composição é uma evocação à memória de abundância, do “ouro que a gente carrega na pele” e a nobreza das nossas ancestrais que se atualizam no que conseguimos existir nesse tempo agora. Ancestralidade é a possibilidade de caminharmos no presente com as nossas tecnologias do passado. É dispor da música como ferramenta de conexão com todas as que vieram antes da gente.”
Para Iuna, fazer a releitura de uma composição antiga é um desafio, mas que marca um novo momento através dos feitos, synts, teclado e percussão, que dão uma nova roupagem à canção. “Os novos arranjos escolhidos para Estrela trazem uma tônica atual, marcada pelos grooves da bateria inspirados nas levadas norte-americana do rap. Uma das grandes assinaturas são os efeitos adicionados a voz, que abusam do reverb criando no público essa sensação de dissonância. Do outro lado do rio está o piano, que chega cintilante, preenchendo os espaços e conversando com nossas vozes. Os graves são especiais e temperados com o Baixo Synth que deu a liga necessária ao som, transformando tudo em um ritmo perfeito”, finaliza.
‘Estrela’ está disponível através do link: https://play.atabaque.biz/Estrela
Deixe um comentário