O Filme “O arquipélago sagrado”, sobre a vida do mosteiro Solovetsky foi exibido em uma plataforma online brasileira
A plataforma online brasileira Belas Artes À La Carte, fez um balanço do festival online de cinema russo Russian Film Festival, realizado durante três semanas em agosto. O público brasileiro assistiu sete produções russas, que juntas somaram quase 9,5 views. O mais popular foi o documentário “O arquipélago sagrado”, de Serguei Debizhev. Na cidade de São Paulo, também foram realizadas exibições offline gratuitas do cinema russo. A ROSKINO foi a organizadora dos dois eventos no Brasil, com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia.
Como parte das exibições online do Russian Film Festival, na plataforma Belas Artes À La Carte (entre os dias 14 e 31 de agosto) foram apresentados sete projetos russos, incluindo os dramas “Danúbio”, “Enchente”, “Cúmplices”, o terror “As irmãs”, o filme de ação e aventura “Coma”, a série de comédia “Rim” e o documentário “O arquipélago sagrado”, que se tornou o mais popular entre o público. O filme fala sobre as Ilhas Solovetsky, um dos mais poderosos centros espirituais da Rússia. Durante dois anos, a equipe de filmagem foi incluída na vida de oração comedida, calma e concentrada do mosteiro.
Mikhail Skiguin, o produtor do filme “O arquipélago sagrado”, um dos fundadores da companhia de cinema “Two Capitains”, diz: “Este é o primeiro grande projeto de escala mundial sobre um tema religioso e espiritual filmado na Rússia. As questões profundas mais importantes do mistério da existência, abordadas no filme, encontram uma resposta viva nas almas das pessoas que vivem em uma sociedade tradicional. O Brasil é um dos países onde a tradição religiosa cristã ocupa um lugar dominante, e “O arquipélago sagrado” mostra a Rússia como guardiã da tradição religiosa. O filme já foi um grande sucesso de bilheterias na Rússia e em Belarus. Além disso, este filme e uma série de projetos produzidos por nosso estúdio “Two Capitains” serão apresentados para distribuição e como base para coprodução no mercado cinematográfico do India Filme Bazaar, em novembro deste ano, assim como para coprodução com os países árabes, de fevereiro a abril de 2024.”
No festival offline em São Paulo (entre os dias 10 e 13 de agosto), o maior número de espectadores assistiu à exibição do drama psicológico com elementos policiais “Névoa”, da diretora Natália Gugueva. Também foram exibidos os dramas “Coração do mundo”, “Enchente”, “Danúbio” e o terror “As irmãs”.
Referência
Russian Film Festival (https://rff.online) são os dias do cinema russo no exterior, que são realizados pela ROSKINO com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa desde 2020. O principal objetivo do RFF é a familiarização do público estrangeiro com a diversidade do conteúdo russo moderno: de longas-metragens e séries de vários gêneros a animações e documentários. Entre 2020 e 2023, o festival passou por 31 países, reunindo quase 8,7 milhões de espectadores. O formato do Russian Film Festival inclui exibições online e eventos offline.