O espetáculo “Não peça” está em cartaz na Casa de Cultura Laura Alvin, Rio de Janeiro
Espetáculo solo de Lucília de Assis com direção de Bianca Byington, “Não peça” chega à terceira temporada a partir de 7 de agosto na Casa de Cultura Laura Alvim, com apresentações quartas e quintas às 20h. Numa interpretação admirável, Lucília dá vida à Jandira, funcionária de um teatro em que desempenha as funções de faxineira, bilheteira e baleira, além de morar no local de trabalho. Um dia, quando o elenco da peça em cartaz fica preso em um engarrafamento, ela recebe uma atribuição a mais: segurar o público até a chegada dos atores. É assim que a funcionária, testemunha de inúmeras peças e habituada a subir no palco apenas para varrer, passa a ocupar a linha de frente para contar suas histórias e receber seus primeiros e, quem sabe, últimos aplausos.
A ideia para o espetáculo surgiu em 2017, durante o período em que Lucília se recuperava de uma fratura no pé. “Tinha um tempo enorme pra mim e comecei a revisitar minhas histórias infância, em Niterói, nos anos 1960”, lembra a atriz e autora. “O espetáculo fala da poética da comédia e da tragédia humana. É sobre essa personagem que mora nos fundos do teatro, mas que tem uma história de vida baseada nas minhas lembranças, nem sempre tão felizes. Uso o teatro como uma forma de teatralizar essas memórias, para tirá-las da esfera da realidade e transformá-las numa ficção, uma forma de não ficar só no trágico”, explica.
Nem toda vida daria um filme. Mas em “Não Peça”, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando em uma peça. “Não existe ninguém como Jandira. Ela veio menina do barro seco de Cantochão direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos do teatro. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo pra ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, completa a diretora Bianca Byington.
Lucília de Assis e Bianca Byington se conheceram no teatro em 1982, na temporada de “Capitães da Areia”, e só em “Não peça” voltaram a trabalhar juntas. A elas, se juntou a produtora Maria Siman, um encontro feliz com antigos e novos parceiros que formam a pequena grande equipe fez brotar o espetáculo. A temporada tem o Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ e da Casa de Cultura Laura Alvim – Fundação Anita Mantuano.
FICHA TÉCNICA
Texto e interpretação: Lucília de Assis. Direção: Bianca Byington. Direção de produção: Maria Siman. Assistente de direção: Pedro Pedruzzi. Figurino: Dora de Assis. Projeto gráfico e fotos: Alexandre Dacosta. Assistente de produção: Fernanda Silva. Realização: Lucília de Assis e Primeira Página Produções.
SERVIÇO
“Não peça”
Temporada: de 7 a 22 de agosto – quartas e quintas às 20h.
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Av. Vieira Souto 176, Ipanema. Tel.: 2332-2015.
Ingresso R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Classificação indicativa: Livre.
Lotação: 120 lugares. Gênero: comédia. Duração: 60 min.
Deixe um comentário