ConexãoIn


Varejo registra queda de 2,5% em março, aponta Índice Stone

No recorte estadual, dez estados brasileiros se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Ceará (8%), Amazonas (5,4%), Roraima (5,1%), Tocantins (2,6%), Maranhão (1,7%), Mato Grosso do Sul (1,6%), Sergipe (1,4%), Mato Grosso (0,9%), Rio Grande do Norte (0,5%) e Pará (0,3%).

A evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora .”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional. Na edição anterior, foi Identificado discrepâncias em uma das fontes de dados para fevereiro, resultando em uma subestimação do volume do mês. Após ajustes, observamos que fevereiro teve um aumento de 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Destaques segmentados

Na análise por segmentos, o relatório indicou que cinco deles registraram uma queda anual significativa, com o setor de livros e jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma baixa de 13,2%, seguido por material de construção (12%), tecidos, vestuário e calçados (4,5%), móveis e eletrodomésticos (4,0%) e artigos farmacêuticos (0,8%). Apenas um segmento apresentou alta, o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 0,7%.

 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas. Veja mais em: Link.

Destaques regionais

Apenas cinco estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Ceará (8%), Amazonas (5,4%) e Roraima (5,1%), nas regiões Norte e Nordeste, e Mato Grosso do Sul (1,6%) e Mato Grosso (0,9%), na região Centro-oeste do país. Com relação às quedas, outros seis estados apresentaram baixas no mês. Os destaques negativos nas regiões Norte e Nordeste foram: Alagoas (14,9%), Piauí (5%) e Paraíba (4,4%). Nas regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul foram: Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Minas Gerais (2,2%).

 

Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avaliou os seis segmentos:

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

 

Acesse a versão completa do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo em link.

 

Sobre a Stone

Empresa de tecnologia financeira que possui uma plataforma de soluções completas, cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.

 

Sobre o Instituto Propague

O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/04/2024