ConexãoIn


Saúde da cantora Vanusa inspira cuidados

A cantora Vanusa segue internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, litoral de São Paulo com problemas respiratórios. Quem fez a divulgação foi o seu filho Rafael Vanucci. Ele escreveu mensagem a respeito do estado da mãe: “minha mãe Vanusa foi hospitalizada com problemas respiratórios e retenção de líquidos por conta de não conseguir ir ao banheiro. O estado dela é estável e tranquilo, porém ela continuará hospitalizada por conta de ter que tomar antibióticos via subcutânea (acho que o termo é esse) e não conseguir tomar por via oral! Obrigada pelo carinho de todos com minha mãe, Deus abençoe vocês”, disse ele no comunicado.

Segundo informações do colunista Leo Dias, a artista tem escaras por todo o corpo e está sem os dentes. O estado dela preocupa familiares e amigos. Vanusa vem sofrendo de graves quadro de depressão e tem dependência química, alternando longas internações em clínicas de reabilitação. No ano passado, a filha Aretha Marcos, chegou a dizer que Vanusa sofria de Alzheimer, fato não confirmado pelo filho Rafael. “Minha mãe apresenta um quadro de demência, uma doença degenerativa e já perdeu 40 quilos”, disse o rapaz recentemente à imprensa.

Sucesso nos anos 70, Vanusa teve uma carreira intensa, gravou ao todo 23 discos e vendeu mais de 3 milhões de cópias. Suas canções “Manhãs de Setembro”(de sua autoria com Mário Campanha), “Sonhos de um palhaço” (de Antônio Marcos e Sérgio Sá) , “Paralelas” (de Belchior) e “Mudanças” (de autoria da própria em parceria com o compositor Sergio Sá), marcaram época. 

Problemas com a filha Aretha Marcos

“Não vejo a minha mãe há um ano. E há 20 vínhamos mantendo uma relação fria, sem ter acesso uma à vida da outra. Há três anos eu comecei uma transformação profunda na Umbanda e vinha pensando em consertar os erros que eu cometi. Pensei: sempre aceitei os erros dos outros, por que eu não posso aceitar os erros dos meus pais? Foi, então, que eu decidi me reaproximar da minha mãe e pedir perdão. Liguei para ela e disse que a amava”, contou Aretha ao jornal ‘Extra’.

De acordo com Aretha, a reconciliação foi feita aos poucos. Em 2012, ela ficou ao lado da mãe quando ela foi internada por seis meses para tratar uma depressão. Em seu perfil no Instagram, Vanusa também comentou a nova fase entre as duas e pediu perdão a mãe publicamente. “Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida. Quero deixar o mais profundo sentimento aprendido através da espiritualidade. Não importa os erros de seus pais. Honrai pai e mãe é o maior de todos os preceitos universais. Hoje peço humildemente perdão aos meus pais, em especial à minha mãe, por todos os meus erros. Obrigada pela vida e pelos talentos. Com amor”

Filho Rafael Vanucci fez emocionante mensagem no Dia das Mães

No último Dia das Mães Rafael Vanucci, filho de Vanusa, usou seu perfil do Instagram para fazer uma homenagem à artista. Impedido de visita-la na clínica por conta da pandemia, ele fez um texto, que emocionou seus seguidores.

“Mãe, só queria te dizer obrigado, tudo que me tornei foi observando você, sua luta e sua história são admiração, sair de casa aos 17 sendo xingada pelo próprio pai que você não prestava porque queria ser artista”, iniciou.

“Aos 19 venceu na musica, se tornou referência para as mulheres, foi a primeira cantora a levantar a bandeira do publico gay, ter revolucionado a musica com suas canções, a primeira cantora a mostrar a barriga na capa de uma revista, ter mostrado para as mulheres que elas deveriam buscar o amor e não ficar em casamentos fracassados”, relembrou.

A interprete se apresentou pela última vez, em outubro de 2013, quando participou em duas noites no Projeto `Salve Rainhas` em Belo Horizonte, evento realizado na Funarte com a presença de 20 cantoras com mais de 35 anos de carreira onde puderam reler sua obra e contar histórias de sua vida. A cantora foi aclamada com teatro lotado e além de emocionar a plateia apresentou ao público a belíssima canção de Vander Lee, Esperando Aviões,  que constou no  álbum dela.

Sobre Vanusa

Vanusa Santos Flores, conhecida simplesmente como Vanusa é cantora e compositora brasileira. Paulista, da cidade de Cruzeiro, a artista foi criada em Uberaba, Minas Gerais, cidade onde deu início a carreira de cantora. Aos 16 anos foi crooner do conjunto Golden Lions e com ele se apresentou em várias cidades da região. Se casou oficialmente em 1976, com o cantor Antonio Marcos, com quem teve as filhas Amanda e Aretha. Tudo começou com uma noite de amor, e Vanusa e Antônio Marcos não se largaram mais. Os dois passaram a morar juntos, mas não se casaram, como exigia os padrões da época. Naquele tempo os artistas não podiam se casar para não alimentar os sonhos dos fãs. Então, Vanusa ficou grávida e passou a ser xingada nas ruas pelas fãs de Antônio Marcos. Em uma apresentação do cantor em Quem Tem Medo da Verdade, o casal foi tão massacrado que Vanusa passou mal e acabou perdendo o bebê aos cinco meses de gravidez. Com o sofrimento da cantora, as fãs se sensibilizaram e a imprensa passou a chamá-los de “Casal 20”. Do relacionamento com Antonio Marcos nasceu Amanda e Aretha.  O casamento oficial só durou um ano. Vanusa se casou depois com o diretor da Globo Augusto Cesar Vanucci, morto em 1991.

Vários Casamentos 

Sobre os rompimentos com os maridos, Vanusa conta que em todos o motivo foi o mesmo: “Chegava um momento em que eles queriam que eu parasse de cantar”, conta ela. A cada separação, saía de casa levando, além dos filhos, livros, discos e um velho gramofone, presente de Antônio Marcos. Feminista desde adolescente, mesmo sem saber o significado do termo, Vanusa colocou sua profissão acima de qualquer coisa. Levou, mas também deu, “muita porrada”. De Vanucci, ganhou um soco na nuca, na saída do Canecão, no Rio, após assistir a um show de Ray Conniff. De Cotta, foi uma cabeçada, que lhe atingiu o supercílio e causou um derrame em um dos olhos. Os socos e pontapés também tinham como alvo contratantes de seus shows. Certa vez, fugiu de um show no interior de Pernambuco debaixo de tiros, só porque se recusou a sentar à mesa do coronel local. Bateu, para não apanhar, no próprio pai, Luiz Flôres. Foi no fim dos anos 60, quando contou que não era mais virgem. O pai saiu de casa e não voltou mais.

Depois de Fernando Vanucci, Vanusa se casou ainda com o jogador de futebol Ademir Vicenti, o empresário Francisco Machado Cotta e o empresário artístico Walter Viúdes Júnior. Este último, foi o quinto da lista. Foi o único com quem entrou na igreja, de véu e grinalda. Os dois viveram juntos um sítio perto de Itu, no interior de São Paulo, onde reúnem toda a família: Vanusa com seus três filhos – Amanda, 28 anos, Aretha, 24, e Rafael, 21 – e os quatro netos.

Romances

A cantora também teve alguns romances, com o cantor Wanderley Cardoso, pouco depois de chegar a São Paulo, aos 19 anos, vinda do interior de Minas Gerais. Segundo ela, ele foi o primeiro homem da sua vida, mas a relação não significou nada perto da que teve com Antônio Marcos, de quem se separou por causa do alcoolismo dele. Cardoso conseguiu uma liminar na Justiça para proibir o livro e depois fez um acordo com Vanusa, que aceitou retirar três frases que o incomodavam.

Vanusa também foi franca ao falar do sucesso. “Aos 34 anos eu tive uma grande crise ao sacar que a minha carreira podia acabar. E estava no auge”, conta ela, que anos depois foi fazer terapia com Walter Galego, seu terapeuta até hoje. “Galego me disse: sabe por que muitos artistas acabam na miséria, no álcool ou nas drogas? Porque a adrenalina é uma droga poderosa, e quando acaba aquela sensação mágica de quando se está no palco, é duro encarar a realidade”, conta ela. Nessa época, Vanusa tornou-se espiritualista.

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/09/2020