ConexãoIn


Posse de Lula terá chefes de estado e shows

A equipe do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) prevê que até 300 mil pessoas participem das atividades do chamado Festival do Futuro, que ocorrerá antes e após a cerimônia de posse. O festival de musica terá musica em dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, erguidos na Esplanada dos Ministérios, na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.

As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h, com pausa durante o rito da posse, e retorno a partir das 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival. Lula já confirmou sua presença no evento, mas o horário de sua participação ainda não foi divulgado.

Além dos shows de artistas como Chico César, Delacruz, Duda Beat, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos e Geraldo Azevedo (a lista completa está no final desta matéria), também haverá um festival culinário.

Desfile, juramento e faixa

Além dos shows, a posse terá o rito oficial que marca a passagem de governo. A cerimônia será iniciada com o tradicional desfile de Rolls Royce pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

Ao chegar ao Congresso Nacional, Lula fará um discurso e o juramento  à Constituição. É o momento também de cumprimentar os parlamentares, que serão necessários para a sua governabilidade. Será a terceira vez que o petista realizará esse ritual.

Do Congresso, Lula se dirigirá ao Palácio do Planalto e, novamente, desfilará de Rolls Royce ao lado da futura primeira-dama Janja Silva. Chegando no destino, Lula fará a subida da rampa para receber a faixa presidencial.

Já tendo recebido a faixa, Lula seguirá para o Palácio do Itamaraty, onde se reunirá com líderes mundiais que estarão no Brasil para prestigiar o novo presidente.

Chefes de estafo confirmaram presença

Mais de 20 chefes de Estado já confirmaram presença na posse e cerca de cem países já confirmaram que serão representados na cerimônia.

Segurança

A segurança é uma das preocupações para a ocasião. Coordenadora da organização da posse, a esposa de Lula, Janja da Silva, disse que a segurança não será diferente da que já foi disponibilizada para o petista durante as eleições presidenciais. A futura primeira-dama minimizou preocupações e disse que seguirá o protocolo necessário.

“A preocupação com segurança é a que sempre tem, a que envolve um presidente da República”, afirmou.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 01/01/2023