ConexãoIn


Milionário vietnamita é condenada à morte por fraude fiscal

A milionária Truong My Lan, de 67 anos, foi condenada à morte por desvio de fundos de um dos maiores bancos do país durante 11 anos.

Segundo as autoridades vietnamitas, My Lan realizou uma fraude de 304 triliões de dong, aproximadamente 11,6 mil milhões de euros — um valor que, de acordo com a Associated Press (AP), corresponde a 3% do PIB do Vietname. É a maior fraude financeira da história do país.

A presidente da empresa imobiliária Van Thinh Phat desviou o dinheiro do Banco Comercial Saigon através de “milhares de empresas fantasma”, realizando subornos a membros do governo e violando legislação bancária, de acordo com um comunicado do governo do Vietname citado pela AP. O caso envolveu 2700 testemunhas, 10 procuradores-gerais e perto de 200 advogados.

O julgamento insere-se na campanha anti-corrupção levada a cabo pelas autoridades do país desde 2016, que já levou à detenção de dois Presidentes, ao afastamento de vários ministros e ao julgamento dos maiores empresários do país por fraude e corrupção.

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 11/04/2024