ConexãoIn


Mercado do Rio Vermelho comemora Dia Nacional da Cachaça com programação especial

Para marcar o Dia Nacional da Cachaça – celebrado em 13 de setembro -, o Mercado do Rio Vermelho – Ceasinha, em parceria com o box da Companhia da Cachaça, vai promover uma programação especial para os apreciadores de um dos melhores destilados da cana-de-açúcar, produto genuinamente brasileiro. A ação será aberta pela palestra Afinal, o que é cachaça?, ministrada por Raimundo Freire, amante da cachaça, pesquisador, professor e sócio da distribuidora de cachaça Kikaxassa.

Na sexta-feira e sábado (dias 13 e 14), das 8h às 19h e no domingo (15), das 8h às 14h, os frequentadores do Mercado poderão, ainda, experimentar vários rótulos da cachaça baiana. Estarão presente os produtos de cachaças premiadas da Bahia: cachaça Amada, Caraguatai, Matriarca Cachaça Artesanal, Paramirim e Poço da Pedra. Além da degustação, atrações musicais também animarão o fim de semana no Ceasinha.

Origem da Comemoração

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009.

Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.

História da Data

O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.

Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como “Revolta da Cachaça, ocorrida no Rio de Janeiro.

Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

A Cachaça no Brasil

A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores.

O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no Brasil industrial é o estado de São Paulo, seguido de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, Minas e Rio lideram a produção de cachaça artesanal.

A cachaça brasileira é exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha responsável por aproximadamente 30% da sua importação.

Curiosidades sobre a Cachaça

  • A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro.
  • A bebida tem vários sinônimos e alguns deles bastante curiosos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, “água que passarinho não bebe”, marvada, veneno, boa, etc.#conexaoin99#conectadocomanoticia
POR: Rita Moraes
Publicado em 12/09/2019