ConexãoIn


Lula trata de oportunidades em torno da transição energética com presidente da Áustria

Após fazer o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu seguimento à agenda de reuniões bilaterais e se encontrou na tarde desta terça-feira, 19/9, com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen.
No início da conversa, o presidente austríaco elogiou o discurso do presidente Lula na ONU, focado na união global contra desigualdade, fome e mudanças climáticas. Os dois falaram sobre questões ambientais, citaram a expectativa em torno da COP30, que será realizada em Belém (em 2025), trataram de transição energética e da busca por fontes limpas de energia. Lula ressaltou a intenção do governo brasileiro de iniciar uma “industrialização verde”, com baixa emissão de carbono, a partir da matriz energética do país, que já é uma das mais limpas do mundo.
» Fotos em alta resolução (Flickr)
O presidente também conversou com seu homólogo austríaco sobre a Aliança Global para Biocombustíveis, lançada ao lado de Índia e Estados Unidos durante a Cúpula do G20, em Nova Delhi. A iniciativa aposta no papel dos biocombustíveis e dos veículos flex na descarbonização do setor dos transportes. A intenção é fomentar a produção sustentável e o uso desses produtos, o que coloca o Brasil em uma vitrine de grande projeção, pelo histórico de produção, manejo e know how.
Lula também citou o projeto em prol do trabalho decente que irá lançar com o presidente norte-americano Joe Biden nesta quarta-feira, 20/9. O forte investimento austríaco no Brasil – principal parceiro do país europeu na América do Sul – também esteve entre os temas da conversa.
CONVITE – Esta foi a segunda reunião do presidente Lula com um alto representante do governo austríaco em 2023. Em julho, durante a cúpula da CELAC e União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, ele se encontrou com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer. Assim como fez na conversa com Nehammer há dois meses, Lula convidou o presidente a visitar o Brasil com uma missão empresarial, com o objetivo de ampliar as relações comerciais e os investimentos entre os dois países.
RELAÇÕES – As relações diplomáticas entre Brasil e Áustria datam do início do século 19. Desde o fim do século 20, os países ampliaram as relações, com a assinatura de diversos acordos bilaterais: contra dupla taxação, sobre cooperação econômica, técnica, parcerias entre museus, em educação e nas áreas científica e tecnológica. Em 2022, o volume de comércio entre os dois países foi de cerca de US$ 1,5 bilhão.

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/09/2023