ConexãoIn


Lula é recebido na Casa Branca, se reune com Joe Biden e Congressistas americanos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou há pouco à Casa Branca para se reunir com presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O petista estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Ao descer do veículo oficial, Lula foi cumprimentado por Biden e conversou rapidamente com o presidente norte-americano antes de entrarem na Casa Branca. Na comitiva estão a primeira-dama Janja Silva, Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Ministro da Economia, Fernando Hadad, Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieia e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Fazem parte da delegação Marcio Elias Rosa (Ministério Desenvolvimento, Industria e Comercio), o líder do governo no Senado Jacques Wagner e o Assessor Especial da Presidência da República Celso Amorim.

Na pauta será discutidos vários temas, que visam estreitar o relacionamento Brasil X EUA: integração de cadeias produtivas, transição energética, redução da fome e miséria, segurança e o G-20.

A vista tem o macro objetivo de dar impulso renovado às relações entre os dois países  em defesa da Democracia, Combate as Fake News e muito importante o combate à mudança climática.

Vivem em território americano atualmente, cerca de dois milhões de brasileiros – a maior comunidade de brasileiros no mundo e o Brasil mantém nos EUA sua maior rede de atendimento consular.

Cronograma da visita

O primeiro compromisso de Lula foi com o senador Bernie Sanders, do Partido Democrata, às 10h30. Sanders foi pré-candidato à presidência dos EUA em 2020, mas decidiu sair da corrida eleitoral ao perder para Biden nas primárias do partido.

Após a audiência com o senador, Lula se encontrou também com deputados do Democrata e com representantes Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO).

O encontro com Joe Biden ocorreu 16h no Salão Oval da Casa Branca e na pauta ações para aproximar os dois países, distanciados a partir da derrota do Donald Trump, em 2020.

 

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/02/2023