ConexãoIn


Governador da Bahia, Rui Costa, é cotado para ser o Ministro da Economia em um eventual governo Lula

José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil de Lula, ao contrário do ex-presidente, tem conversado com interlocutores do mercado financeiro sobre um eventual governo do PT. Perguntado sobre o nome que assumiria o Ministério da Economia, Dirceu aposta no governador da Bahia, Rui Costa. A informação é da colunista do GLOBO, Malu Gaspar. 

Em reuniões com pedidos de sigilo, com integrantes do Guide e da XP, por exemplo, Dirceu diz que o ministro da Economia de um eventual governo Lula seria um político, muito provavelmente um ex-governador nordestino.

Dirceu também afirma que os nomes ligados ao PT, como Guido Mântega e Alísio Mercadante, estão velhos ou com problemas na Justiça. Economistas da Unicamp não teriam espaço num próximo governo Lula porque Lula não confia neles.  

Dirceu diz que será o fim de políticas como teto de gastos (regra que impede o crescimento das despesas da União acima da inflação) ou a regra de ouro (que proíbe o governo de se endividar para pagar gastos correntes, como salários).

Sobre Rui Costa 

Rui Costa iniciou sua trajetória política no decorrer da década de 1980, quando participou da fundação do Partido Trabalhista (PT) na Bahia, ao lado do ex-governador do estado Jacques Wagner.

Em 2000, concorreu pela primeira como vereador de Salvador, tornando-se suplente com 5.835 votos. Em 2004, conseguindo eleger-se ao cargo com 8.901 votos. Em 2006, buscou se eleger ao cargo de deputado federal, mas se tornou suplente com 38.020 votos. Em 2007, durante seu mandato na Câmara interrompeu suas atividades para assumir a Secretaria de relações Interiores da Bahia a convite do então governador Jaques Wagner, onde permaneceu até 2010.

Durante o período em que permaneceu na SERIN, desenvolveu um novo modelo de integração entre o executivo e o legislativo estaduais com entes federativos e movimentos sociais. A iniciativa foi reforçada com o lançamento do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), projetado para agilizar o andamento de pleitos e uniformizar o atendimento.

Nas eleições eleitorais, Rui Costa concorreu ao cargo de deputado federal pelo PT e conseguiu ser eleito para a 54  com a soma de 212.157 votos. Já na Câmara Municipal atuou como membro titular das comissões permanentes de Defesa do Consumidor e de Finanças Tributárias. Além disso, também integrou a comissão especial de Segurança Pública e Combate ao Crime organizado (CSPCCO) e foi o relator do projeto de lei (PL) 7579 de 2010 que criou cargos na carreira de diplomata.

Entre janeiro de 2012 e abril de 2014, licenciou-se da câmara para assumir como Secretário de Estado da Casa Civil da Bahia no segundo mandato de Jaques Wagner. Durante o período em que permaneceu na Casa Civil, empenhou-se nas áreas de infraestrutura e logística, além de trabalhar em parceria com o governo federal para garantir a ampliação de políticas sociais na Bahia, como os programas de assistência Àgua Para Todos, Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida. 

Rui Costa está no seu segundo mandato de governo e é um dos políticos mais bem avaliados. 

POR: Rita Moraes
Publicado em 31/03/2022