ConexãoIn

Filha contrata falsa vidente e dá golpe de R$ 725 milhões na mãe

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Polícia Civil realiza a operação ‘Sol Poente’ para prender integrantes de uma quadrilha que se apresentaram como videntes e roubaram de uma idosa cerca de R$ 725 milhões entre obras de artes, joias e dinheiro. No total, foram expedidos seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em endereços localizados nas zona sul e norte do Rio. Até às 7h, quatro alvos haviam sido presos.

A operação ocorre após a idosa, de 82 anos, viúva de um marchant (negociador de obras de arte), ter sido ludibriada pelo grupo que ofereceu tratamento espiritual para uma de suas filhas em troca de vultuosos pagamentos.

Ao desconfiar que a ação fosse um golpe, a idosa não quis mais realizar as remessas de dinheiro, ocasião em que passou a ser mantida em cárcere privado, em seu apartamento na Zona Sul, entre fevereiro de 2020 e abril de 2021, pela própria filha. A idosa descobriu, então, que todo o golpe havia sido articulado pela filha, que também passou a vender obras de arte para uma galeria em São Paulo.

Durante o cárcere, a idosa era agredida pela filha, privada de comida e até chegou a ter uma faca colocada em seu pescoço para realizar a transferência de dinheiro.

Entre as obras levadas pela filha para a venda na galeria estavam ‘O Sono’, de Tarsila do Amaral; ‘O menino’, de Alberto Guignard; ‘Mascaradas’, de Di Cavalcanti; ‘Maquete para o meu espelho’; de Antônio Dias; e ‘Elevador Social’; de Rubens Gerchman. Duas obras foram vendidas para o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, na Argentina, e ainda não foram recuperadas.

POR: Rita Moraes
Publicado em 10/08/2022