ConexãoIn


EUA lançam paraquedas repletos de alimentos em praia de Gaza

 

Três aviões militares de carga americanos lançaram alimentos na Faixa de Gaza neste sábado (2), confirmou um alto funcionário dos Estados Unidos à Agência France Presse, enquanto o território palestino enfrenta uma crise humanitária crescente após meses de conflito.

“Realizamos um lançamento aéreo combinado de assistência humanitária em Gaza”, disse um funcionário do Comando Central dos EUA na região (Centcom) sob condição de anonimato. Três C-130 da Força Aérea dos EUA conduziram operações para fornecer “ajuda aos civis afetados pelo conflito em curso”.

Os aviões lançaram “66 pacotes no total de refeições sem carne de porco”, explicou o responsável, acrescentando que ainda não tem números sobre a tonelagem total lançada.

 

 

O presidente Joe Biden anunciou na véspera que os Estados Unidos começariam a transportar suprimentos aéreos para Gaza, após a morte de mais de 100 palestinos em um ataque israelense enquanto cercavam um comboio de ajuda na quinta-feira. Dezenas de palestinos desesperados morreram enquanto corriam para chegar a um comboio no norte de Gaza, sob cerco militar desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, e onde a ONU alertou para uma crise humanitária e uma fome severa.

Neste sábado também negociadores tentam resgatar um acordo de cessar fogo em Gaza. Com o desembarque de autoridades israelenses na capital egípcia neste sábado (2) e a chegada de uma delegação do Hamas e do Qatar amanhã (3), espera-se que as conversações cheguem a um consenso.

Entrada por terra

O lançamento aéreo de ajuda humanitária a Gaza, ou a eventual entrega por via marítima, “não pode substituir a necessária entrada de assistência através de tantas rotas terrestres quanto possível” na região, declarou um alto funcionário americano neste sábado (2).

Os Estados Unidos, em colaboração com a Jordânia, começaram neste sábado a lançar pacotes de alimentos sobre o enclave palestino da Faixa de Gaza com aviões militares.

Balanço cruel

O Ministério da Saúde do Hamas anunciou neste sábado (2) que pelo menos 30.320 pessoas morreram na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino, em 7 de outubro.

Pelo menos 92 pessoas morreram nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, território palestino governado pelo Hamas. O movimento também informou que 71.533 pessoas ficaram feridas desde o início do conflito.

(Agência France Presse)

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 02/03/2024