ConexãoIn


Donos da cadeia de hotéis Hyatt são americanos bilionários e atuam em vários ramos de negócios

A sorte da família começou com Abram Nicholas Pritzker (nascido em 6 de janeiro de 1896, Chicago, Illinois, EUA – falecido em 8 de fevereiro de 1986, Chicago), que era filho de um imigrante judeu ucraniano que veio de Kiev para Chicago em 1881. Abram Nicholas se formou em direito em 1920,  na Universidade de Harvar e depois foi trabalhar no escritório de advocacia de seu pai (mais tarde conhecido como Pritzker & Pritzker).

Ele e seu irmão, Jack Nicholas Pritzker (nascido em 6 de janeiro de 1904, Chicago – m. 30 de outubro de 1979, Chicago), deixaram a empresa em 1936 para tentar sua sorte no comércio, investindo em imóveis e pequenas empresas, especialmente nos arredores a área de Chicago. A fortuna da família cresceu rapidamente, e eles conseguiram proteger seus lucros de impostos pesados, colocando o dinheiro em vários fundos fiduciários. Abram Nicholas também se tornou um filantropo em grande escala, ajudando a estabelecer a Pritzker School of Medicine na Universidade de Chicago e doando vários milhões de dólares anualmente para outras causas.

O império de negócios Pritzker continuou a se expandir sob a direção dos filhos de Abram Nicholas, Jay Arthur (nascido em 26 de agosto de 1922, Chicago – d. 23 de janeiro de 1999, Chicago), Robert Alan (nascido em 30 de junho de 1926, Chicago), e Donald Nicholas (nascido em 31 de outubro de 1932, Chicago – m. 6 de maio de 1972, Honolulu, Havaí). 

A quarta geração é considera a 15ª família mais rica do mundo US$ 33,5 bilhões, numa lista das 25 maiores fortunas. Thomas, o chefe executivo da Organização Pritzker é o único Pritzker, que ainda tem um papel importante no Hyatt. Penny Pritzker, outro membro da família Pritzker foi a ex-Secretária de Comércio dos Estados Unidos sob a administração anterior.

Mil hotéis no mundo

Em 1957 eles compraram o Hyatt House hotel em Los Angeles e construiu este investimento ao longo dos anos em uma rede de mais de 150 hotéis Hyatt nos Estados Unidos e no exterior. Jay e Robert se especializaram em comprar empresas com problemas financeiros e rejuvenescê-las em empreendimentos com fins lucrativos. Em meados da década de 1980, a família Pritzker possuía participações imobiliárias significativas e centenas de empresas e subsidiárias, incluindo a Hyatt Corporation, Royal Caribbean Cruises e Ticketmaster (vendida em 1993). Seu maior interesse comercial era o Marmon Group, uma uma holding diversificada cujos negócios incluíam Wells Lamont (luvas), Trans Union (relatórios de crédito) e participações em construção, transporte e tratamento de água .

O milésimo hotel do grupo foi o Alila Napa Valley, em Santa Helena, Califórnia, com visita as vinículas da região. No Brasil, o grupo possui quatro unidade, em São Paulo, Rio de Janeiro, Macaé e São José do Rio Preto. 

Prê Pritzker de Arquitetura

Em 1979, Jay expandiu o trabalho filantrópico da família, dotando o Prêmio Pritzker de Arquitetura, que inclui um prêmio de US $ 100.000. No início do século 21, a revista Forbes estimou que a riqueza da família ultrapassava US $ 15 bilhões. O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha ganhou o prêmio em 2006, que é considerado o “Nobel de Arquitetura”. 

#conexaoin

#conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 18/01/2022