ConexãoIn


“Desfile das Baianas” homenageia o AMOR (GAL COSTA), a PAZ (GANDHI) e a DEMOCRACIA, no Circuito Sérgio Bezerra, na Barra

O Desfile das Baianas volta a acontecer no Carnaval de Salvador 2023, graças ao patrocínio do Governo do Estado da Bahia. Vestidas de branco em seus trajes típicos, baianas associadas à ABAM-Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo do Estado da Bahia encantarão ao público, na quarta-feira, 15 de fevereiro, na Barra, no Circuito Sérgio Bezerra, coordenado pela ACESP – Associação Carnavalesca das Entidades de Sopro e Percussão.

Homenagens à GAL COSTA, GANDHI e á DEMOCRACIA

Com aconteceu nas edições de 2013, 2014, 2015 e 2016, as Baianas vão homenagear durante o desfile, personalidades e temas importantes para a sociedade. Nesta quinta edição do projeto, o AMOR, através da cantora baiana GAL COSTA (morta em 2022) , que muito emprestou sua voz para cantar esse sentimento universal, a PAZ, na figura de GANDHI e a DEMOCRACIA. Os temas estarão estampados em 03 estandartes, que elas levarão durante o desfile.

Valorização do Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil

O projeto objetiva dar ao Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil,  o lugar merecido e de destaque na Folia Momesca. Elas estarão acompanhadas por três percussionistas Ricardo Santos, Carlos Augusto e Nadson Damasceno, sobre a batuta do músico e arranjador Pedro Moraes. No repertório, músicas que falam da Baiana, da Bahia, a exemplo de “Eh Baiana” (Fabrício da Silva), “Na Baixa dos Sapateiros” e “O Que é Que a Baiana Tem? “ (ambas de Dorival Caymmi), “É D’Oxum” (Gerônimo), “Toda menina Baiana” (Gilberto Gil), além de sons percussivos dos Orixás do Candomblé.

O que é o projeto?

Idealizado pela jornalista e produtora Rita Moraes, o Desfile das Baianas foi criado em 2013 e realizado por quatro anos consecutivos no Carnaval de Salvador, com desfiles no circuito Campo Grande. “Agora, no Circuito Sérgio Bezerra, que é uma vitrine para as manifestações artísticas percussivas e de sopro, teremos a oportunidade de vincular as Baianas ao candomblé através do ritmo e sons ecoados pelos tambores Rum Pi Lé, dos percussionistas e dessa maneira, vinculando as danças e trejeitos das baianas ao Candomblé, religião que se confunde com a própria existência delas”, afirma Rita Moraes.

 

Serviço

Evento: Desfile das Baianas

Local: Circuito Sergio Bezerra

Concentração: em frente ao Hospital Espanhol

Saída: do Farol da Barra

Horário previsto do desfile: 1 hora da manhã dia 16/02/2023.

Local de Chegada: Morro do Cristo.

Extensão do desfile: 2 km

Itinerário: Rua Marques de Leão, rua Miguel Burnier, rua Airosa Galvão e avenida Oceânica, até o Morro do Cristo

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 07/02/2023