ConexãoIn

DataFolha aponta Lula liderando pesquisa eleitoral para 2022

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 12, aponta que o ex-presidente Lula venceria por larga vantagem o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a primeira pesquisa do Datafolha após o petista readquirir seus direitos políticos, Lula teria 55% contra 32% de Bolsonaro, se a eleição presidencial fosse hoje.

O petista também venceria no segundo turno todos os demais candidatos que estão colocados. Contra Moro (53% a 33%) e Doria (57% a 21%).

No primeiro turno o petista alcança 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. Em um segundo pelotão, embolados, aparecem o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Somados, os adversários de Lula chegam a 47%, apenas seis pontos percentuais a mais do que o petista. Outros 9% disseram que pretendem votar em branco, nulo, ou em nenhum candidato, e 4% se disseram indecisos.

O levantamento foi realizado com 2.071 pessoas, de forma presencial, em 146 municípios, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Articulações politicas

Na última semana o ex-presidente fez peregrinações nos diretórios partidários em Brasília em busca de alianças para construir uma candidatura competitiva para 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma avaliação positiva dos encontros.

“Foi muito importante para mim pessoalmente e acho que para o PT é muito importante a gente restabelecer as conversações com as forças políticas desse País. Fazia tempos que eu não tinha reuniões com partidos políticos”, disse o ex-presidente nas redes sociais. “Acho que foi um sucessoo”.

#Conexaoin99 

#Conectadocomanoticia 

POR: Rita Moraes
Publicado em 13/05/2021