ConexãoIn


Conhece Madrid? Saiba porque milhares de turistas visitam a capital espanhola

Madrid é a capital e maior cidade da Espanha. Sua população é de quase 3,3 milhões de habitantes e visitantes do mundo inteiro. Em 2006, foi a quarta cidade europeia mais visitada, e a primeira em  Espanha. Segundo dados do Ministério de Turismo espanhol, o número de visitantes aumentou 8,9% nos primeiros onze meses de 2017, em relação ao mesmo período em 2016. No final de 2018 já se contabilizava 82 milhões de turistas, ultrapassando os Estados Unidos, que recebeu 76,5 milhões de pessoas. A França ficou em segundo lugar, com 89 milhões de visitantes por ano.

Os britânicos são os que mais visitam a Espanha, depois Alemães e Franceses. e você já conhece a Espanha? Se não conhece listamos alguns locais para visitar. A cidade é rica em história e arte; tem em sua posse uma triologia de museus que representa de forma bastante significativa a evolução da arte ao longo da História da Humanidade. É no Paseo del Prado, que se encontra o  Triângulo de Ouro da Arte;  este inclui o  Museu do Prado, o  Museu Thvssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia. 

Os locais a serem visitados:

Museu do Prado – é um dos mais importantes do mundo. Apresentando belas e preciosas obras de arte, o museu localiza-se em Madrid e foi mandado construir pelo rei Carlos III e inaugura por Fernando VII. Abriga valiosa coleção de pinturas, esculturas. Na colecção de pintura francesa obras adquiridas pelos reis Filipe IV e Filipe V. Reúne obras de Georges de La Tour, Valentin de Boulogne, Nicolas Poussin, Simon Vouet, Sébastien Bourdon e Claude Lorrain, bem como de Hyacinthe Rigaud, Louis-Michel van Loo, Jean Ranc, Antoine Watteau e de François Boucher. A colecção de pintura espanhola, a mais importante do museu. Murais românicos do século XII à produção de Francisco Goya e pintores espanhóis de fama mundial, como El Grecoe Velásques. A coleção de desenhos e estampas, conta com cerca de 4 mil desenhos, destacando os cerca de quinhentos desenhos de Goya, a mais importante do mundo.

Museu Rainha Sofia – em homenagem a rainha Sofia Destacam-se das coleções, as obras dos geniais Pablo Picasso, Dalí, Miró. Para além destes, o museu conta com obras de Kandinsky,  Klein, Wolf Vostell, Nam June Paik, M Roy Lichtenstein, Francis Bacon, entre outros.

Real Academia de Belas-Artes de São Fernando – Atualmente, a Academia abriga também um museu, com obras de Antonio da Correggio, Giovanni Bellini, Pablo Picasso e Goya. 

Para conhecer bem a cidade pegue um metrô ou um táxi e descer na GRAN VIA,  principal avenida de Madrid – é a mais famosa e uma das mais bonitas por lá também. São menos de dois quilômetros de extensão, mas vale a pena parar parar em cada esquina para conhecer o que há nela, por isso, reserve tempo para essa caminhada. São centenas de lojas de muitas marcas famosas. Há restaurantes de comida internacional, caros, mas também há restaurantes mais populares.  

No centro da avenida fica a área conhecida por “broadway madrilena”. São muitos teatros que oferecem musicais famosos no mundo todo além de outros espetáculos. Durante o dia escolha um para assistir à noite e já garanta os seus ingressos (assim evita as taxas dos sites). A “Gran Via” passa pela Plaza de España, outro importante ponto turístico e que recomendo uma rápida parada.

A plaza Mayor está cercada por prédios que parecem palácios. Tudo de uma beleza incrivelmente histórica. Um bom lugar para se passar o fim da tarde. Muita gente costuma parar e sentar por lá – no chão mesmo – bem no centro da praça. Lugar perfeito para conversar, comer alguma coisa, ouvir um som. Há muitas opções de restaurantes, bares para um lanche rápido e lojas de artesanato e lembranças da Espanha. 

Las Ventas – É a maior praça de touros da Espanha e a segunda do mundo (perde apenas para o México). A praça de touros foi construída em 1931 e carrega nas paredes traços históricos muito ricos. Apesar de ser contra as touradas a visita ao monumento é válida, pela arquitetura local. A tourada ainda faz parte da cultura espanhola. 

Parque Del Oeste – O parque, um dos mais famosos do mundo, possui 118 hectares. Foi criado em 1630 e carrega até hoje uma beleza histórica. O lugar é bastante frequentado pelos próprios espanhóis no fim de tarde. Muitos saem direto do trabalho para aproveitar o final do dia jogado na grama. Há muitos músicos que se apresentam por lá, principalmente saxofonistas e violinistas. Lindo com jardins incríveis e muitas, muitas estátuas. Em duas horas você conhece bem o parque. O ideal é fazer todos esses passeios sozinho, pegando táxi ou metrô, que por sinal é muito seguro e muito, muito fácil.

Mas se você tiver pouco tempo sugiro comprar um passaporte do ônibus de turismo. Ele passa por todos esses pontos turísticos e em muitos outros. Com ele você pode descer onde quiser, conhecer o lugar, voltar para a ponto de ônibus e pegar o próximo para seguir o roteiro – tudo incluído no mesmo preço. Você compra um passaporte que pode durar 24 horas, 48 ou até 72 horas. É só procurar qualquer parada dessa linha e comprar o passaporte com o motorista assim que o ônibus chegar. Dois dias, por exemplo, sai por 22 euros por passageiro.

Confira as fotos! 

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/06/2018