ConexãoIn


China censura filme do Ursinho Pooh e canal HBO é bloqueado no país

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível”, o live action do famoso ursinho Pooh foi censurado na China e não será exibido nas telonas do país. Oficialmente, as autoridades chinesas não explicaram o motivo do cancelamento da estreia do filme, mas se sabe que comparações feitas pelos opositores políticos entre Pooh e o líder do Partido Comunista, Xi Jinping, irritaram o governo chinês.

A censura começou nas redes sociais do país. Nesta segunda-feira,  6, ainda era possível publicar a imagem no ursinho da rede social Weibo, equivalente chinesa do Twitter, assim como a frase “Weini xiao xiong” (“O ursinho Pooh”, em chinês). Mas qualquer comentário sobre o personagem estava bloqueado com uma mensagem que dizia que “este conteúdo é ilegal”.

O aplicativo de mensagens WeChat, muito utilizado na China, suprimiu a imagem do urso de sua galeria de imagens, embora os usuários ainda possam divulgar os próprios GIFs do personagem criado na Grã-Bretanha em 1920.

“Pobre ursinho Pooh. Que mal fez esse adorável filhote de urso que ama mel?”, questionou um usuário no Weibo.

Conforme se aproxima o congresso quinquenal de outono do Partido Comunista Chinês, no qual o presidente Xi Jinping deve obter um novo mandato para comandar o país, os censores de Pequim aumentaram a vigilância para proteger a imagem do chefe de Estado.

Como tudo começou?

As primeiras comparações entre o urso e o líder da segunda potência econômica mundial aconteceram em 2013, quando os internautas sobrepuseram uma imagem de Xi Jinping e do ex-presidente americano Barack Obama com uma do Pooh e de seu amigo Tigrão. 

O comediante britânico John Oliver, protagonista do show Last Week Tonight, comparou o Ursinho Pooh com o presidente chinês Xi Jinping. Os censores da plataforma de mídia social da China, Weibo, identificaram inúmeros posts da paródia de Oliver, o que levou à decisão oficial de bloquear a HBO, segundo o jornal inglês The Guardian.

Um ano depois, os internautas fizeram algo parecido, mas com uma foto de Xi e do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que compararam com uma imagem de Pooh abraçando o seu amigo Bisonho.

Em 2015, o portal de análises políticas Global Risk premiou uma foto de Xi em pé junto ao ursinho Pooh como “a foto mais censurada do ano”, na China. Estrelado por Ewan McGregor, Hayley Atwell e dirigido por Marc Forster, o novo filme da Disney chega ao Brasil dia 16 de agosto.

POR: Rita Moraes
Publicado em 06/08/2018