ConexãoIn


Caso irmãos Menendez: ex-Menudo Roy Rosselló pode mudar condenação dos irmãos que mataram os pais

Irmãos no julgamento 

Em 20 de agosto de 1989, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o empresário do show business José e Kitty Menendez foram baleados e mortos em sua própria casa. Ao chegar a cena do crime, os polícias encontraram os corpos distorcidos, pois eles foram mortos com vários tiros de espingardas. Inicialmente os investigadores trataram o caso como uma execução da máfia.

Mansão da família Beverly Hills, nos Estados Unidos. Quase quatro décadas após os crimes, o imóvel colossal acaba de ser vendido por 17 milhões de dólares (cerca de R$ 84 milhões)

“Foi absolutamente selvagem”, recordou Russ Olson, ex-capitão da polícia de Beverly Hills e investigador de assassinato, em episódio da série documental ‘Snapped’, sobre crimes reais, da Oxygen. “Você está olhando para dois seres humanos que foram despedaçados”.

Cenas chocantes 

Na ocasião, José, então com 45 anos, foi baleado à queima-roupa na nuca, e alvejado mais três vezes nos braços e nas pernas. Enquanto Kitty, de 47, levou quatro tiros na cabeça e cinco no corpo.

“Os corpos estavam distorcidos”, disse Olson. “Eles não tinham nenhuma semelhança com a aparência que você esperaria de um ser humano”.

O caso ganhou conhecimento das autoridades quando Joseph Lyle Menendez, o filho mais velho, ligou para o serviço de emergência alegando que, quando voltou para casa com seu irmão, se deparou com os pais brutalmente mortos. “Alguém matou meus pais”, disse Lyle, segundo a transcrição da ligação. “Erik, fique longe deles”, podia ser ouvido gritando para seu irmão na ligação.

Foto da família Menendez

Quando as autoridades chegaram ao endereço, puderam ouvir os vizinho gritando em choque. Erik Menendez estava no jardim, enrolado como uma bola, soluçando no gramado, conforme destacou o Los Angeles Times.

Os policiais disseram que o crime seria uma “assassinato ao estilo de gangue”, continuou o veículo, citando relatórios. Até então, os detetives achavam que os homicídios foram feitos por mafiosos ou rivais comerciais de José  — ou alguém que tivesse rancor dele.

Irmãos ouvem o veredicto no último julgamento 

Mas, pouco tempo depois, os holofotes miraram os dois filhos do casal: Joseph ‘Lyle’ Menendez, então com 21 anos, e Erik Galen Menendez, de 18. Apos dois julgamentos, os irmãos foram condenados pelo assassinato de seus pais de forma cruel. No primeiro  o juri terminou empatado, e no segundo, consideraram os irmãos culpados.

Entretanto, a visão começou a mudar devido ao comportamento financeiro dos irmãos Menendez após o crime: Lyle, por exemplo, adquiriu uma Porshe, um Rolex e roupas. Já Erik comprou um Jeep personalizado.

Após terem confiscado as gravações das sessões de terapia dos irmãos Menendez, que tinham conteúdo incriminatório, Lyle foi preso cerca de sete meses depois das mortes, em 8 de março de 1990. Erik se rendeu após três dias e os dois se apresentaram pela primeira vez no tribunal em 12 de março.

O duplo julgamento

O julgamento dos irmãos Menendez se tornou uma sensação nacional midiática, com detalhes exibidos na televisão. No entanto, na primeira vez, eles foram julgados por júris diferentes.

 


O pai José e os filhos 

 

Abusos sexuais 

A tese dos advogados de Joseph e Eric defenderam a tesa de que os irmãos eram abusados sexualmente pelo pai e que a mãe era conivente.

Passados 34 anos da condenação dos irmãos Joseph, 55 e Erick,  52 anos, seus destinos podem ser alterados porque o ex-Menudo Roy Rosello afirmou à imprensa que foi abusado sexualmente pelo então empresário da RCA Records José Menendez.

Primeiro julgamento 

No primeiro julgamento, os irmãos Menendezargumentaram que mataram seus pais porque temiam por sua segurança, visto que José Menendez foi acusado pela dupla de constantes abusos sexuais; algo que seria tolerado pela mãe. Conforme a ABC News, um membro da família teria testemunhado sobre o suposto abuso quando eles eram crianças.

Por outro lado, os promotores argumentaram que os crimes foram feitos para obtenção de ganhos financeiros. O julgamento terminou em janeiro de 1994, com os dois júris em um impasse, reportou o The News York Times.

Diante da indecisão, os irmãos Menendez foram julgados novamente, agora perante um júri único, que começou em agosto de 1995. Stanley Weisberg, o juiz do segundo julgamento, decidiu que as provas e depoimentos sobre as alegações de abuso sexual contra José Menedez seriam inadmissíveis no novo julgamento, por serem “irrelevantes”, relatou o Los Angeles Times.


Condenados à prisão perpétua

Assim, em março de 1996, Lyle e Erik foram condenados por homicídio em primeiro grau e conspiração para cometer homicídio. Ambos foram condenados a duas penas consecutivas de prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional, informou a Associated Press.


Documentário sobre o caso

O antigo membro do Menudo participou do documentário ‘Menendez + Menudo: Boys Betrayed’, que estreou nos Estados Unidos em 2023.

Histórico

Durante o início dos anos 1980, José Menendez atuou como diretor de operações da RCA Records. Por lá, cuidou de bandas como Duran Duran, The Eurythmics e também do Menudo, conforme recorda o Los Angeles Times.

Após deixar a empresa, em 1986, ele se mudou para a Califórnia, comprando a fatídica casa em Beverly Hills em outubro de 1988. A mansão se tornaria o palco para os infames assassinatos anos depois. Conforme recorda o Today, José Menendez e sua esposa Mary “Kitty” Menendezforam baleados várias vezes em sua sala de estar com duas espingardas calibre 12.

Roy Rosselló


Como o Menudo Roy entra na história? 

Boy band porto-riquenha, o grupo musical Menudo foi formado em 1977 pelo produtor musical Edgardo Diaz. Inicialmente, sua formação era composta por cinco meninos no início da adolescência; se tornando um sucesso internacional no começo dos anos 1980. Ricky Martin fez parte da formação a partir de 1984.

Estupro

Conforme recorda o documentário ‘Menendez + Menudo: Boys Betrayed’, quando os meninos completavam entre 15 e 16 anos, eram automaticamente substituídos por membros mais jovens.

Um deles foi Roy Roselló, que ingressou no Menudo aos 13 anos, em agosto de 1983. Roy, que já deu diversas entrevistas para veículos brasileiros, alegou no documentário que foi abusado sexualmente por Diazdurante os três anos que fez parte da boy band.

Roy na época do estupro e atualmente 

Ele ainda alegou, na série, que também foi molestado por José Menendez quando o mesmo era chefe da RCA Records. Rosellódisse que Diaz o levou para a casa de Menendez, onde foi drogado e estuprado.

POR: Rita Moraes
Publicado em 08/04/2024