ConexãoIn

Autora de novelas da Tv Globo deixou texto de despedida antes de morrer

A morte de Leonor Bassères, repercutiu na imprensa e na TV, em especial por estar escrevendo a novela “Celebridade, em 2003. Agora, passados 18 anos,  seus filhos encontraram um texto de despedida no computador da novelista, com o título ‘Como Curtir uma Morte Bem Curtida’. Nele, a escritora lamentava estar “numa cadeira de rodas, roída por um câncer do pulmão na metade de cima, e por uma hepatite medicamentosa no resto”.

Apesar da situação dolorosa e ciente da finitude iminente, Leonor não perdeu o lirismo. “Sempre pedi a Deus ou a essa autoridade que manda nos homens e na terra, morrer dormindo. Achava lindo e confortável. Mas morte em manhã linda de verão também servia, já que o que estava ficando insuportável era a vida. Fechei os olhos e pensei ‘vamo nessa’ e fui.”

Celebridade, sucesso da Rede Globo

O folhetim da Rede Globo abordava a obsessão por fama e poder e estreou em outubro daquele ano. Já primeiro capítulo marcou média de 50 pontos e indicou o sucesso que estava por vir. Leonor ainda teve chance de conferir o êxito de seu último trabalho. Morreu, vítima de um câncer agressivo de pulmão,  aos 77 anos no dia da exibição do capítulo 94, em 29 de janeiro. 

Carreira na TV

Antes de ser novelista, Bassères foi autora de livros infanto-juvenis, jornalista, crítica literária e professora de línguas. A primeira colaboração em TV foi no roteiro de ‘Água Viva’, em 1980. Escreveu 16 livros juvenis de aventura e foi também ghost-writer ( escritor fantasma) de várias celebridades.

Como autora principal ou coautora de novelas, escreveu ‘Vale Tudo’ (1988), ‘O Primo Basílio’ (1988), ‘Mico Preto’ (1990) e ‘O Dono do Mundo’ (1991). Em 1992, ela acompanhava diariamente ‘De Corpo e Alma’ para auxiliar a titular Gloria Perez, que sempre escreveu sozinha, no caso de algum imprevisto.

Tragédia durante a novela 

O assassinato da atriz Daniella Perez, filha de Gloria, que chocou a todos, fez Leonor assumir interinamente a autoria do folhetim. Ela revisou mais de 20 capítulos e criou muitas cenas, inclusive a da despedida da personagem Yasmin, personagem da Daniella Perez.  Depois disso, ainda colaborou em ‘Pátria Minha’ (1994), ‘Meu Bem Querer’ (1998) e ‘Labirinto’ (1998).

#conexaoin
#conectadocomanoticia

 

POR: Rita Moraes
Publicado em 20/07/2021