ConexãoIn


6 em cada 10 brasileiros têm visão positiva sobre atual governo Lula, aponta Ipsos

 

61% dos brasileiros avaliam a administração do presidente Lula como positiva. Desse total, 15% consideram a gestão como “ótima” e 22% a classificam como “boa”. A pesquisa também apontou que 35% dos participantes avaliam a administração do presidente Lula como “regular”, com uma divisão de 24% considerando-a “regular mais para positiva” e 11% “regular mais para negativa”. Já 28% dos brasileiros têm uma avaliação negativa da administração, com 9% classificando-a como “ruim” e 17% como “péssima”.

Comparação com Bolsonaro

Quando questionados sobre a comparação entre a administração de Lula e a de seu antecessor, 50% dos entrevistados acreditam que a gestão atual é melhor do que a do ex-presidente. Em contrapartida, 30% consideram o governo Lula pior que o de Bolsonaro. Por outro lado, 15% dos brasileiros acham que as duas administrações são iguais e 4% não souberam ou não responderam.

Terceiro mandato

Quando pedido para os entrevistados avaliarem o mandato atual do presidente Lula, comparando aos seus dois mandatos anteriores, os brasileiros ficam divididos. 32% acreditam que a gestão atual de Lula é melhor do que seus dois mandatos anteriores. Para 30% dos entrevistados, o mandato atual do petista é igual aos anteriores. Já para 33% dos respondentes, a gestão atual do presidente é pior que as duas vezes anteriores em que ele governou.

Esperança

No que diz respeito às expectativas para o futuro do país, 27% dos brasileiros afirmam estar esperançosos. Em contrapartida, 24% manifestam preocupação. Confiança e otimismo são citados por 12% cada, enquanto medo (9%), revolta (6%), conformismo (4%) e entusiasmo (3%) também são sentimentos mencionados.

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Pulso 2023” foi realizada pela Ipsos com uma amostra de 1.000 entrevistas on-line no Brasil com amostra representativa da população brasileira. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

POR: Rita Moraes
Publicado em 28/02/2024