No Salão do Turismo, ministro Celso Sabino reforça a importância do evento para ampliar a visibilidade dos atrativos nacionais

No Salão do Turismo, ministro Celso Sabino reforça a importância do evento para ampliar a visibilidade dos atrativos nacionais

 


A cerimônia contou com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Cida Gonçalves, das Mulheres, e Silvio Almeida, dos Direitos Humanos

“O Salão do Turismo proporciona visibilidade ao árduo trabalho de milhares de pessoas que têm nessa atividade a sua maior fonte de trabalho e renda”. Com essa fala o ministro do Turismo, Celso Sabino, abriu oficialmente o Salão do Turismo: Conheça o Brasil, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Realizado pelo Ministério do Turismo, o evento tem como tema central “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável” e permite ao público conferir de perto as diversas atrações de norte a sul do país.

 

 

A cerimônia de abertura teve as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; dos ministros Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Cida Gonçalves, das Mulheres; entre outras autoridades e membros do trade turístico.

 

A lista de opções do evento, que segue até domingo (11/8), inclui belezas naturais, culturais e gastronômicas, além de artesanato, diversas palestras e shows de renomados artistas nacionais.

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que o evento – retomado em 2023, após um hiato de 12 anos – amplia a visibilidade dos atrativos nacionais, desperta o interesse de viajar pelo país e fortalece atividades de quem trabalha no setor.

 

Celso Sabino frisou que a realização do Salão coincide com números positivos do turismo nacional, como a alta na chegada de estrangeiros ao Brasil. “No 1º semestre deste ano, segundo a Polícia Federal, mais de 3,5 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil, 10% a mais que no mesmo período de 2023. Grande parte desses números se deve à imagem positiva que o nosso país conquistou externamente, no governo do presidente Lula. Hoje o mundo vê o Brasil com estabilidade econômica, financeira, política e social”, apontou o ministro, citando também a abertura, no Rio de Janeiro (RJ), do primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe.

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância do aumento da geração de empregos no Brasil para o desenvolvimento do turismo. “É o setor terciário da economia, serviços, que vai segurar emprego e renda, em especial no turismo. Para ter turismo, precisa ter renda. O emprego no Brasil cresceu; nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. Isso é bom para o turismo. A renda subiu 11%, é bom para o turismo. A inflação caiu, é bom para o turismo. Então, todo apoio ao turismo!”, comentou Alckmin.

 

Já o ministro Silvio Almeida pontuou a relação entre o turismo e o respeito aos direitos humanos no país. “O elemento essencial do turismo é a cultura de um povo. Sem direitos humanos não existe cultura, porque a cultura quem faz é o povo brasileiro. E sem cultura não tem turismo. Ou seja, sem direitos humanos, nós não vamos conseguir fazer do turismo uma expressão do desenvolvimento nacional, uma estratégia de desenvolvimento nacional”, ressaltou.

 

A ministra Cida Gonçalves, por sua vez, enalteceu a contribuição das mulheres ao fortalecimento do turismo. “Quantas mulheres fazem o turismo nesse país? Quantas mulheres constroem de fato o turismo no dia a dia? Estou vendo aqui vários artesanatos, onde a maioria é composta por mulheres. Portanto, eu estou aqui porque eu acho que a importância do turismo para a vida das mulheres é fundamental”, declarou.

 

O Salão conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, SESC, SENAC, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal da cidade.

 

A abertura oficial do 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil também contou com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; da secretária municipal de Turismo do Rio, Dani Maia; do diretor de Desenvolvimento do Sebrae-RJ, Sérgio Malta; de secretários do Ministério do Turismo e parlamentares, entre outras autoridades.

 

MULHERES – Na ocasião, o ministro Celso Sabino, acompanhado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, assinou ainda a carta-compromisso de adesão do MTur à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero.

 

O objetivo da iniciativa é estabelecer uma mobilização contínua de enfrentamento aos feminicídios em todo o país, contando com a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de empresas públicas e privadas e meios de comunicação, entre outras entidades.

 

A iniciativa foi criada em alusão ao “Agosto Lilás” – mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres – e em comemoração ao 18º aniversário da Lei Maria da Penha. A carta-compromisso se alinha a ações do Ministério do Turismo, como o Plano de Prevenção e Repressão de Irregularidades (PrevenTUR) e a participação do órgão na campanha “Brasil Sem Misoginia”, de proteção às mulheres contra a violência e o assédio sexual.

 

SALÃO DO TURISMO – O evento proporciona várias alternativas ao público. No espaço “Vitrine Brasil”, por exemplo – voltado a design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e demais atrativos -, o visitante pode apreciar diversos produtos nacionais e conferir grandes espetáculos e shows, entre outras exposições.

 

O artesanato tem uma área para apresentar e comercializar produtos e peças de artistas locais, em uma área apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Sebrae Nacional.

 

O visitante também tem a oportunidade de participar, no espaço “Brasil em Festas”, de experiências imersivas do segmento de turismo de aventura, além de conhecer os principais festejos e manifestações culturais do país.

 

Já no Núcleo do Conhecimento, haverá cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com a presença de representantes do MTur e demais parceiros. A ideia é promover um grande intercâmbio de informações e a troca de experiências sobre políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva.

 

Os temas incluem pautas a exemplo de sustentabilidade, COP30, investimentos no turismo, acessibilidade turística e boas práticas do turismo nacional.

 

(Confira aqui a programação completa do Salão).

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *