NIVEA revela o propósito NIVEA CONECTA para combater o isolamento social

NIVEA revela o propósito NIVEA CONECTA para combater o isolamento social

 

O isolamento social é um dos maiores desafios para a saúde física e mental das pessoas na atualidade. NIVEA, como marca número 1 em cuidados com a pele no mundo, conduziu uma pesquisa global* com 8 mil pessoas sobre essa realidade, revelando que 86% dos participantes afirmaram sentir os impactos diretos da solidão. Com dados que destacam a seriedade e a abrangência do problema, um em cada quatro entrevistados (25%) relatou sentir-se sempre ou frequentemente isolado nos últimos 12 meses. Analisando as causas do isolamento, 27% enxergam a falta de recursos financeiros, seguida da discriminação, exclusão e bullying (22%) e da idade (17%), como grandes obstáculos.

 

Em resposta ao crescente desafio da desconexão social, NIVEA, que há 110 anos cuida das pessoas, lança o propósito global NIVEA CONECTA. Esta missão vai além do combate à solidão, focando em promover conexões verdadeiras, especialmente entre pessoas e grupos marginalizados que enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais. O objetivo da companhia é abordar o isolamento sob uma perspectiva mais ampla, compreendendo que o afastamento social impacta não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras.

 

Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais: Educação & Conhecimento, oferecendo capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades; Conexões Verdadeiras, promovendo interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários, ajudando a combater o isolamento; e Resiliência, visando aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentar desafios. A alavancagem da estratégia se dará por meio da inclusão produtiva, impulsionado o empreendedorismo e a empregabilidade para a construção de uma vida adulta com mais autonomia e sustentabilidade financeira para quem vive em vulnerabilidade social.

 

A marca quer criar oportunidades de inclusão e diálogo em suas ações globais de Cuidado. Para Ligia Annunziato, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão de NIVEA, ‘’quando falamos em isolamento social, não nos referimos apenas ao distanciamento físico entre as pessoas, mas à não ocupação de ambientes que deveriam ser ocupados socialmente por direito”. A executiva acrescenta que “com NIVEA CONECTA, queremos poder mudar essa realidade, uma vez que metade das pessoas afetadas sofrem um declínio na sua saúde física e mental, aumentando os riscos de depressão, ansiedade e sentimento de impotência’’.

 

Esse é o quarto ano da jornada de propósito da companhia, que lançou durante a pandemia ‘O Toque que Transforma e Inspira Conexões’ em um contexto em que o toque se tornou mais simbólico do que físico, representando a necessidade de mantermos laços afetivos e conexões humanas, mesmo à distância. Desde então, já foram investidos R$ 10 milhões em ações de transformação social, impactando positivamente mais de 100 mil pessoas.

 

Conheça os projetos abraçados por NIVEA CONECTA em 2024:

UNICEF

NIVEA apoia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA), iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo. O objetivo é chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas entre 0 e 6 anos e suas famílias.

 

PRETAHUB

Para o público negro, NIVEA fortalece a parceria com a Pretahub – hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, por meio do programa Afrolab e da casa Pretahub em Cachoeira (BA) e em São Paulo (SP).

 

Atuando com a Preta Hub, marca garante o apoio, promoção e impulsionamento do afro empreendedorismo com foco em inovação e inventividade em ciclos, com módulos de aprendizado e convidados, visando abranger temas e áreas diversas do empreendedorismo. Já a casa Pretahub é um espaço pensado para apoiar os artistas locais na produção de conteúdos digitais, além de servir de base para fomentar o empreendedorismo com uma área de coworking.

 

NIVEA realizou uma edição especial do Afrolab, por meio de uma academia de influenciadores digitais para celebrar peles negras com 40 participantes que culminam em uma capacitação intensa de 3 dias em parceria com Digital Favela para criação de mídia e conteúdo exclusivos para uma campanha para Beleza Radiante.

 

TODXS

NIVEA é parceira da TODXS, organização do terceiro setor, que promove a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança. A marca apoia o projeto TODXS Embaixadorxs, um programa de formação de jovens líderes por meio de oficinas e treinamentos em comunicação, liderança e empreendedorismo.

 

Há três anos seguidos, NIVEA impulsiona o Fundo TODXS para fortalecer projetos liderados por pessoas trans, com mentorias, aconselhamentos e acompanhamento dos negócios, por meio do repasse de 100% dos lucros das vendas do NIVEA Creme da edição especial e limitada do Orgulho.

 

Este ano, a NIVEA e a TODXS uniram forças para apoiar dois projetos significativos: O Impacto, voltado para o empreendedorismo jovem LGBTQIA+ no Brasil, oferece uma fase de incubação de três meses para o desenvolvimento de planos de negócios. Já o Emprega Tech focou na formação básica em user experience (UX) e desenvolvimento de software, com ênfase em diversidade racial e ao menos 25% das vagas foram reservadas para pessoas trans, expandindo as oportunidades de empregabilidade no setor de tecnologia.

 

*Dados obtidos em um estudo multinacional de NIVEA sobre isolamento social com 8.000 participantes feito em janeiro de 2024.

 

Sobre a NIVEA  

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

 

NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

 

Ao longo dos anos, NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.

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