NIVEA amplia missão social com inclusão produtiva de pessoas negras junto à Feira Preta e UNICEF
Marca reafirma o propósito global NIVEA Conecta com ações focadas em educação, empregabilidade e conexões verdadeiras
Em seu quinto ano da jornada de propósito, NIVEA, marca nº1 em cuidados com a pele no mundo, acredita no cuidado nos momentos que mais importam, agindo para transformar realidades e promover conexões genuínas, especialmente entre aqueles que enfrentam algum tipo de exclusão social. Desde 2020, a companhia vem construindo esse caminho de forma estratégica e contínua, conectando pessoas e ampliando oportunidades para grupos historicamente marginalizados.
Tendo em vista que o isolamento social é um dos maiores desafios para a saúde física e mental das pessoas na atualidade, a NIVEA conduziu uma pesquisa global* com 8 mil pessoas sobre essa realidade, revelando que 86% dos participantes afirmaram sentir os impactos diretos da solidão. Com dados que destacam a seriedade e a abrangência do problema, um em cada quatro entrevistados (25%) relatou sentir-se sempre ou frequentemente isolado nos últimos 12 meses. Analisando as causas do isolamento, 27% enxergam a falta de recursos financeiros, seguida da discriminação, exclusão e bullying (22%) e da idade (17%), como grandes obstáculos.
NOSSO PROPÓSITO GLOBAL
E, em resposta ao crescente desafio da desconexão social, a companhia revelou o propósito global NIVEA CONECTA, um desdobramento de O Toque Que Transforma e Inspira Conexões, abordando o isolamento sob uma perspectiva mais ampla e compreendendo que o afastamento social atinge não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras.
Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais:
- Educação & Conhecimento, por meio do qual oferece capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades;
- Conexões Verdadeiras, promovendo interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários e ajudando a combater o isolamento;
- Resiliência, com o objetivo de aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentarem desafios.
Por meio do NIVEA CONECTA, a companhia visa garantir acesso a oportunidades concretas de formação e empregabilidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, atuando sobre fatores estruturais, que levam à solidão e desconexão social, desafios que os afetam diretamente. Para Ligia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf, ‘’ao promover espaços de acolhimento e apoio para pessoas historicamente marginalizadas, fortalecemos vínculos comunitários e proporcionamos um senso de pertencimento essencial para o bem-estar emocional e psicológico de grupos que, muitas vezes, enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais’’.
NOSSO COMPROMISSO LOCAL
Inspirada pela Teoria da Mudança, NIVEA entende que gerar impacto real exige atuar diretamente nas estruturas que perpetuam desigualdades e que a inclusão produtiva de pessoas negras por meio da empregabilidade e do empreendedorismo é um dos caminhos mais potentes para promover mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa Por isso, mantem-se atenta às interseccionalidades que amplificam a exclusão – como raça, gênero e orientação sexual – para alavancar o acesso ao mercado de trabalho e gerar inclusão e fortalecimento social.
A companhia executa essa estratégia na prática com parceiros especializados que atuam diretamente com o governo em seus diferentes níveis e na sociedade civil com projetos de impacto. Em 2025 essa visão se fortalece com a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a partir da iniciativa de empregabilidade Um Milhão de Oportunidades (1MiO), e o Instituto Feira Preta, principal ecossistema de fomento ao empreendedorismo negro da América Latina.
A parceria com o UNICEF
A parceira de NIVEA com o UNICEF acontece desde 2022 e, este ano, o compromisso entre as instituições tem como objetivo fomentar oportunidades de formação profissional, estágio, aprendiz e primeiro emprego por meio da iniciativa 1MiO. A ação pretende impactar 6 mil adolescentes e jovens com atividades de formação e (re)construção de projetos de vida, além de criar 3 mil oportunidades de transição positiva da escola para o mundo do trabalho com base em doze perfis prioritários de adolescentes e jovens, entre eles meninas e meninos negros, migrantes, refugiados, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, mães adolescentes, povos originários, vítimas de trabalho infantil, além de pessoas de baixa renda e de escola pública.
O 1MiO, iniciativa do UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em quatro anos, o 1MiO já reúne mais de 200 empresas e 70 organizações sociais, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.839 municípios e gerou mais de 900 mil oportunidades.
A parceria com a Feira Preta
Pelo quarto ano consecutivo, a colaboração entre a Feira Preta e a NIVEA impulsiona uma série de iniciativas com foco em formação, mercado e inteligência. A parceria prevê a realização de cinco turmas da formação Feira Preta Cria que, com metodologia própria, vai impactar 200 empreendedores na Bahia nas áreas de Moda, Música, Influência Digital e uma turma inédita, com lideranças quilombolas do estado.
Além disso, o apoio da marca viabiliza atividades nas Embaixadas Pretas, sendo 10 na unidade em São Paulo (SP) e 10 em Cachoeira (BA), com previsão de atingir diretamente mais de 2 mil pessoas com experiências formativas, culturais e de conexão. O desfecho dessas jornadas ocorre no Feira Preta Festival em Salvador, que prevê reunir 10 mil pessoas entre os dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025.
A programação resultado da parceria contemplará participantes desta jornada com seus empreendimentos, além da presença da marca em painel sobre Impacto Social e Economia Preta. A iniciativa Feira Preta Inteligência ainda fará a coleta e análise de dados sobre comportamento, consumo, tendências e aspirações da comunidade preta a partir das turmas do Cria e do público do Festival em Salvador, a fim de gerar insights qualificados para ampliar o impacto social e de marca da linha Beleza Radiante, da NIVEA, desenvolvida especialmente para o cuidado da pele negra.
*Dados obtidos em um estudo multinacional de NIVEA sobre isolamento social com 8.000 participantes feito em janeiro de 2024.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes. NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Tendo o respeito e Cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores, a companhia é movida por seu propósito global NIVEA Conecta, que visa promover ações e projetos que gerem conexão, especialmente voltados a pessoas e grupos marginalizados que enfrentam preconceitos e questões socioculturais.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.