Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Nascimento de filhotes reafirma sucesso do programa de reintrodução de lobos-guará em vida livre no Oeste baiano
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Deu o que falar...

Nascimento de filhotes reafirma sucesso do programa de reintrodução de lobos-guará em vida livre no Oeste baiano

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 12 de outubro de 2023
Compartilhar
Compartilhar

 

A iniciativa de reintrodução e soltura de lobos-guará em vida livre no Cerrado do Oeste baiano – conduzida pelo Parque Vida Cerrado, com o apoio técnico do ICMBio/CENAP, Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem e Galvani Fertilizantes – obteve mais uma importante conquista: o nascimento de três filhotes da espécie, resultantes da reprodução bem-sucedida entre Caliandra e José Bonifácio. O acontecimento, que é um marco para a espécie, reafirma o sucesso da proposta e o compromisso de todos com a sustentabilidade.
Para a bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, Gabrielle Bes da Rosa, o nascimento dos filhotes é motivo de comemoração para todos aqueles que atuam na conservação do bioma e da espécie, e comprova o sucesso do esforço coletivo de diversas instituições e dos produtores rurais. “A reprodução bem-sucedida é reflexo de todos os esforços da equipe no treinamento dos animais e, mais uma vez, somos protagonistas em ações de preservação de um hotspot tão importante como o Cerrado, cujo animal símbolo é o lobo-guará, uma espécie de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas naturais e do equilíbrio ambiental”, declara.

O produtor rural, Celito Missio, porta-voz das empresas Sementes Oilema, Irmãos Gatto Agro e Condomínio Agrícola Santa Carmem – patrocinadoras oficiais do projeto de reintrodução, que abrigam a área do recinto de reabilitação – compartilha da mesma opinião e compromisso. “Nossas áreas são referências em sustentabilidade, pois construímos ao longo dos anos um ambiente saudável para a fauna e um bom relacionamento entre lavoura e áreas nativas: fatores que nos credenciaram a integrar o projeto. A reintrodução foi bem-sucedida com a Caliandra, que completou o seu primeiro ano em vida livre em 2023 e, agora, estamos felizes e empenhados para que os seus filhotes encontrem o melhor ambiente para desenvolvimento. Não se trata de apoiar um projeto, mas um ecossistema”, destaca.
Os protagonistas

Resgatada ainda filhote pelo Inema em 2020, Caliandra permaneceu durante dois anos sob treinamento, em maio de 2022 o recinto de treinamento foi aberto e permaneceu ofertando água e alimento enquanto os animais precisaram na área de Cerrado das fazendas parceiras. Em vida livre, a fêmea passou a ser monitorada através de monitor cardíaco e colar GPS e capturada em diferentes oportunidades para realização da leitura dos dados, bem como para avaliação clínica, física e dados de biometria, que atestaram que Caliandra estava saudável.

 

Em fevereiro deste ano – momento em que se inicia o período reprodutivo da espécie – a equipe técnica do projeto identificou por meio do GPS, o compartilhamento da mesma área de vida, indicando um possível pareamento entre Caliandra e José Bonifácio, um macho de vida livre que passou a ser monitorado por meio do Projeto “investigando o Cerrrado”, em parceria com a ADM do Brasil. Através dos colares de GPS e das imagens das câmeras instaladas na fazenda, mudanças fisiológicas (aumento abdominal e das glândulas mamárias) e comportamentais (permanência no mesmo local por período prolongado) foram observadas, reforçando as evidências de uma reprodução bem-sucedida, com a fêmea amamentando e construindo tocas para abrigar os filhotes.
Expectativa

A expectativa agora é com o desenvolvimento da ninhada, uma vez que a espécie forma casal no período reprodutivo e se reproduz apenas uma vez por ano, podendo ter de um a cinco filhotes, com apenas um chegando à fase adulta, geralmente. Nascidos em área livre, os três filhotes devem permanecer na natureza, sem a interferência da equipe do projeto, sendo assistidos apenas pelos pais, que são os responsáveis pelo cuidado, alimentação e ensinamentos para sobrevivência no habitat nos primeiros seis meses de vida – período no qual o macho e a fêmea permanecem juntos. Depois dessa fase, o macho começa a se afastar e os filhotes ficam próximos da fêmea até alcançarem um ano de vida, quando se inicia o período de dispersão. Até setembro, os filhotes estavam circulando com os pais nas áreas monitoradas.

 

O projeto conta com o apoio e orientação técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), Inema, Smithsonian Conservation Biology Institute, Pró-carnívoros e Projetos “Amigo do Lobo” e “Sou eu Pequi”.

Imprensa: confira as fotos dos filhotes aqui (crédito: Parque Vida Cerrado)

Sobre o Parque Vida Cerrado

Fundado em 2006, como resultado de uma iniciativa do Grupo Galvani – sua principal mantenedora atualmente, o Parque Vida Cerrado é o primeiro e único centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental do Oeste baiano. Localizado entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, mantém um criadouro científico para fins de conservação de animais silvestres, um Centro de Excelência em Restauração com ampla expertise no bioma Cerrado e um núcleo para realização de projetos e atividades socioambientais. Em 17 anos de atuação, envolveu mais de 30 mil pessoas em suas ações, distribuiu milhares de mudas para reflorestamento urbano e rural, capacitou centenas de coletores de sementes nos assentamentos e reproduziu, com sucesso, mais de 40 animais silvestres. O Parque Vida Cerrado conta ainda com o apoio de parceiros como BrasiTrans, Mauricéa alimentos, Hotel Solar Rio de Pedras, Sementes Oilema, Condomínio Irmãos Gatto Agro, Condomínio Santa Carmem, ADM, Nuvven e Cargill, Ministério Publico da Bahia, JCO, AvantiAgro e Synagro.
 

 

Você Pode Gostar

Instituto Combustível Legal (ICL) debate combate a fraudes e mercado irregular na ExpoPostos & Conveniência
Central de Outdoor da Bahia celebra Dia do Outdoor com homenagem à Câmara Municipal de Salvador
Cheirinho de casa nova é tendência no setor imobiliário
Meta de R$ 20 milhões vale Porsche: plataforma adulta adota modelo de incentivo inspirado em grandes empresas
Ana Hickmann e Rommanel ampliam parceria no ano em que a marca celebra 40 anos
Últimas notícias da Semana
Giro Pelo Interior

Bahia amplia segurança alimentar com entrega de quatro novas cozinhas comunitárias em agosto

Rita Moraes
Rita Moraes
6 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Deu o que falar...

Naruna Costa leva Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante no 54º Festival de Cinema de Gramado

24 de agosto de 2026
Deu o que falar...

LATAM chega à Times Square com campanha publicitária que ficará por um ano no coração de Nova York

19 de agosto de 2026
Deu o que falar...

Metrô de Salvador reforça atendimento a mulheres vítimas de violência

18 de agosto de 2026
Deu o que falar...

Agosto Lilás: L’Oréal Paris e Botafogo levam treinamento contra assédio às arquibancadas do Nilton Santos

18 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Bahia amplia segurança alimentar com entrega de quatro novas cozinhas comunitárias em agosto
Público A/B movimenta R$ 49 bilhões por ano na moda do Brasil, para chamar mais atenção
Prefeitura divulga programação completa da 14ª Galponeira de Bagé (RS)
Edital oferece 5,7 mil vagas para o Partiu Estágio na Bahia

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites