Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Museus baianos celebram Semana Nacional com programação diversa e interativa
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Cultura e entretenimento

Museus baianos celebram Semana Nacional com programação diversa e interativa

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 14 de maio de 2025
Compartilhar
Compartilhar
Começou na terça-feira, 13, a 23ª Semana Nacional de Museus, com atividades que seguem até domingo (18), em várias instituições culturais da Bahia. Organizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), a iniciativa busca aproximar os museus do público e reforçar a importância desses espaços para a preservação da memória coletiva. Mais do que um evento anual, é um convite para refletir sobre os museus como lugares vivos, onde tradição e inovação se encontram para construir novos futuros.
Com o tema ‘O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação’, a programação acontece no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-Bahia), no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador; e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. A agenda traz oficinas, instalações interativas, exibições de filmes e experiências com tecnologias digitais, com foco na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do vínculo entre os museus e a sociedade.
“A Semana de Museus é um convite para a sociedade ocupar esses espaços, tornando-os locais de troca, reflexão e construção de um futuro mais inclusivo”, afirma Adriana Cravo, diretora de Museus do IPAC.
Entre os destaques está a oficina Olhares da Quebrada: Fotografia e Edição com Smartphone, ministrada por Jonathan de Melo, no MAB, que atraiu jovens interessados em explorar a criatividade com o celular. “Foi legal ver que o museu também é um lugar pra gente criar coisas novas e usar a nossa imaginação, não só pra aprender sobre o passado”, disse Nicolas Apolo, de 11 anos, depois de participar da atividade.
No MAC-Bahia, a instalação Aquário combina arte e tecnologia em um ambiente sensorial que impressionou a professora aposentada Maria do Carmo, 68 anos. “As exposições são uma janela para a nossa cultura e mostram que o museu é, de fato, um lugar para todos”, disse.
A Semana Nacional de Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Em 2025, o foco está na valorização do patrimônio imaterial, na inclusão da juventude e no uso de novas tecnologias como ferramentas de democratização e inovação.
Programação
Até domingo (18), o público poderá participar de atividades que integram arte, tecnologia, bem-estar e memória. No MAC-Bahia, a instalação Aquário está aberta todos os dias, das 15h às 18h. Também estão previstas oficinas de criação de hologramas com garrafa PET, introdução à programação criativa com p5.js — uma ferramenta que ensina lógica de programação por meio de experimentos visuais —, além da imersiva Corpo Indumentária/Transe, voltada a artistas afrodescendentes. Nas noites de sexta-feira (16) e sábado (17) estão programadas ainda visitas guiadas com lanternas, que prometem uma experiência lúdica e sensorial para todas as idades.
Além das oficinas de fotografia e atividades para crianças, no MAB, o público poderá participar de rodas de conversa sobre a obra de Carybé e assistir ao recital Carybé e a Bahia, na sexta-feira (16).
No MAM, o sábado (17) será de arte e contação de histórias com Goya Lopes, enquanto o PHCA, no Recôncavo, oferece oficinas de pulseiras artesanais, contação de histórias e o Festival Comida do Lugar, que celebra a cultura local por meio da gastronomia e do saber popular.

Você Pode Gostar

Circo Portugal estreia em Salvador às vésperas do Dia das Crianças e prepara temporada com atrações internacionais
ARTE QUE CONECTA PESSOAS
Flor Gil e Toni Garrido celebram 5 anos da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Ator francês Ulysse Gallier vivencia imersão com Javier Molina e se prepara para reestreia nos palcos cariocas
RJ: Xande de Pilares em outubro no Próxima Parada Samba, no Capanema
Últimas notícias da Semana
Destaques

Articulação com Governo Federal garante R$ 1,42 milhão para reforçar abastecimento de água na Bahia

Rita Moraes
Rita Moraes
7 de outubro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-
//

We influence 20 million users and is the number one business and technology news network on the planet

Sign Up for Our Newsletter

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!

[mc4wp_form id=”847″]

Você Pode Gostar

Cultura e entretenimento

Conheça CMAT, fenômeno do indie pop irlandês que será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

2 de outubro de 2026
Cultura e entretenimento

Facção Caipira reafirma sua essência e reflete sobre a carreira artística em novo single do próximo álbum

2 de outubro de 2026
Cultura e entretenimento

A música “Casa de Memórias (Deluxe)”, da cantora Amanda Mendonça, ganha grande espaço na comunidade LGBTQIA+ por meio de seus conceitos de afeto, acolhimento e identidade

28 de setembro de 2026
Cultura e entretenimento

Representatividade no palco: celebram casamento com Ludmilla em show no Rio de Janeiro

28 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Articulação com Governo Federal garante R$ 1,42 milhão para reforçar abastecimento de água na Bahia
Revisão dos interruptores do carro: quais componentes merecem atenção e como identificar problemas
Governo do Estado amplia serviços da Embasa com unidades móveis em Salvador e Saubara
Circo Portugal estreia em Salvador às vésperas do Dia das Crianças e prepara temporada com atrações internacionais

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites