Mudanças de hábito: como está o consumo na compra de imóveis no Brasil no primeiro ano sem pandemia?
O mercado imobiliário no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos impulsionadas por diversos fatores, como avanços tecnológicos, transformações socioeconômicas e novas tendências de comportamento dos consumidores.
A pandemia trouxe uma nova perspectiva sobre a importância dos espaços em nossas vidas. Com mais pessoas trabalhando em casa, a demanda por imóveis com espaços multifuncionais, que possam acomodar home office, áreas de lazer e convivência familiar, tem crescido significativamente.
Para José Eduardo Pizzotti Machado e Rafael Pizzotti Machado, co-fundadores do Meu Imóvel, plataforma cuja missão é ser a melhor solução de compra de imóveis para os clientes, essa mudança reflete a necessidade de adaptar os imóveis às novas rotinas e prioridades dos compradores.
“As mudanças de hábito de consumo na compra de imóveis refletem algumas transformações sociais. Após o COVID-19, surgiu um um maior foco em sustentabilidade e espaços multifuncionais, por exemplo. Os compradores estão buscando imóveis que atendam as suas necessidades e valores por passarem muito mais tempo em casa do que fora, diferente do pré-pandemia. Hoje o comprador de imóveis está muito mais informado a respeito das opções, que são muito completas do que antes – lazer completo, diferenciais de acabamento, tecnologias disponíveis e facilidades de localização do imóvel são analisados a fundo pelo consumidor. A compreensão dessas mudanças é fundamental para que o mercado imobiliário possa se adaptar e oferecer soluções alinhadas com as expectativas dos compradores modernos”, diz José Eduardo.
O papel fundamental da tecnologia
Entre as principais tendências desse período do mundo de volta ao “novo normal”, há uma busca por espaços mais amplos, com áreas de lazer ao ar livre e home office bem equipado. E não podemos deixar de falar sobre tecnologia, que se tornou uma aliada no processo de compra de imóveis no pós-pandemia. Visita virtual aos imóveis, assinatura eletrônica de contratos e ferramentas de busca inteligente são alguns dos recursos que têm facilitado e agilizado as transações.
“O setor imobiliário se adapta constantemente às mudanças e busca soluções inovadoras para atender às novas demandas dos consumidores”, diz Rafael.
José Eduardo Pizzotti Machado
Co-fundador e CFO do Meu Imóvel, José Eduardo é graduado em administração e finanças pelo Insper, uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa. Tem mais de sete anos de experiência no mercado financeiro e também foi um os fundadores da Publicker, uma startup voltada para a distribuição de conteúdo aos usuários de acordo com seus interesses.
Meu Imóvel
Fundada em 2015 por Rafael Pizzotti Machado e José Eduardo Pizzotti Machado, a empresa Meu Imóvel tem como missão ser a melhor solução de vendas para os clientes. Para os usuários, isso significa maior praticidade na busca por um imóvel que se encaixe em suas necessidades e, para as empresas do mercado, o marketing altamente direcionado significa aumento dos leads qualificados e melhor coordenação dos esforços de venda.
Entre os principais diferenciais da ferramenta estão o algoritmo de recomendação baseado no perfil do cliente, o sistema de triangulação de pontos de interesse que mostra as melhores opções para os interesses de cada usuário e a opinião de especialistas que avaliam cada empreendimento, para ter a certeza de ajudar na decisão do potencial comprador.
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