Mostra itinerante de música instrumental, Brasil Música Viva!, acontece em São Paulo de forma gratuita
O projeto oferece concertos e workshops com enfoque na democratização do acesso aos instrumentos, à cultura e à diversidade.
Serão três capitais ocupadas, dentre elas, a capital paulista que terá, no dia 23 de novembro, apresentações acessíveis para o público de todas as idades.
Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1Fm4EJ6trQ7RNLcy_-Dp3T2mudadpsPhE?usp=sharing
São Paulo, outubro de 2024 – Ninguém sabe ao certo quando surgiu a música, mas foi comprovado que o primeiro instrumento a ser criado pelo ser humano foi uma flauta, feita de ossos, há milhares de anos. Dizem que o motivo inicial para a criação era a caça, depois, podemos dizer, que virou para divertimento, trabalho, sobrevivência e tantos outros. Acontece que, com o avanço da tecnologia, muitas canções não são mais feitas com esse equipamento, por ter sido facilmente substituídas por aplicativos. E com a soma da velha separação de classes, em que alguns estilos musicais são considerados elitistas, e difíceis de entender, cada vez mais, a nova geração se afasta da música instrumental. Devido a isso, a rede de estúdios Vila Musical se juntou com a Burburinho Cultural, para realizar o projeto Brasil Música Viva! que surge para ocupar local público e abrir espaço para a música instrumental brasileira com formato de concertos didáticos e gratuitos.
“Na música atual, existe muito o remix e a música vem sempre acompanhada de um refrão forte ou apenas refrão. Como podemos ver muito nos hits do Tik Tok. E o objetivo não é lutar contra ou demonizar isso. Na verdade, o objetivo é apresentar outras estruturas e caminhos de fazer a música. É de como os instrumentos podem acrescentar nessa produção.” conta Rafael Galhardo, proprietário do Vila Musical.
Para a Mostra Itinerante, a cidade de São Paulo foi uma das escolhidas para receber o projeto, além de Curitiba e Rio de Janeiro. As três cidades terão 15 concertos de música instrumental, a fim de promover a difusão da arte e gerar a valorização deste tipo de bem cultural com artistas que trabalham na área. O público terá a chance de interação com cada atração que após o show, compartilhará seus conhecimentos e técnicas, apresentando os instrumentos utilizados e ensinando seu papel.
No dia 23 de novembro o evento chega na capital paulista e acontece dentro da festa Portas Abertas da escola pública EMEF Desembargador Amorim Lima. As cinco atrações que embalam o evento são:
Duo FoleRitmia, dupla que explora a combinação de sanfona e pandeiro e faz uma releitura de obras de grandes mestres da nossa cultura musical. Alguns ritmos dessa mistura musical são xote, baião, arrasta-pé, xaxado, coco, entre muitos outros.
Regional Violão Brejeiro, grupo com o objetivo de enaltecer o violão solista brasileiro e o seu rico repertório, João Pellegrini formou um regional (2
violões, cavaco e pandeiro) para destacar a sonoridade, o vocabulário e o sotaque do instrumento quando tocado em uma roda de choro.
Choro Pro Santo, traz a proposta de interpretar música brasileira com a fusão de compositores clássicos de várias épocas. Em meio aos arranjos do grupo – que toca desde Pinxiguinha, Hermeto Pascoal, Baden Powell e Ataulfo Alves a Vila Lobos, Albinoni, Tchaikovsky e Stravinsky – são interpretadas também composições próprias. Baseia seus ritmos no samba, baião e choro.
Kuky, cantor e multi-instrumentista é fundador da banda paulista Leões de Israel, consagrada banda de reggae nacional e internacional, já gravou com Ponto de Equilíbrio, Maneva, Leões de Israel, Raiz Tribal, etc. Atualmente, como tecladista e backing vocal de apoio da banda Ponto de Equilíbrio. E apresentará seu projeto chamado “Dub Melody”, uma apresentação instrumental, explorando elementos marcantes do Reggae.
Trio Japiim, Tahyná Oliveira na flauta, Hilda Maria no vocalize e Gustavo de Medeiros nos arranjos e violão, três grandes musicistas que se juntavam para estudar Choro e acabaram por formar um repertório onde desfilam clássicos do Chorinho.
Tudo isso é o Brasil Música Viva!, que convida o público para participar desse espetáculo gratuito e espera contar com uma plateia de todas as idades, mas principalmente, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade para gerar impacto e levar a arte que irá instigar, inspirar e suscitar. Formando plateias para a música instrumental, assim garantindo um presente e futuro de admiradores do ritmo musical que é para todos. Para isso, a Mostra vai garantir a presença de estudantes de escola pública para participarem desse momento. Além de que todas as apresentações contarão com medidas de acessibilidade como intérpretes de Libras e mediadores para auxílio ao público.
O Brasil Música Viva é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ExxonMobil Brasil, realização da Vila Musical em parceria com a Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.
Serviço:
Data: 23/11/2024
Local: EMEF Desembargador Amorin Lima (R. Prof. Vicente Peixoto, 50 – Vila Gomes, São Paulo – SP, CEP: 05587-160)
Horário: 11h às 18h
Deixe um comentário