Morreu Lélio Lauretti, cofundador do IBGC, aos 96 anos

Morreu Lélio Lauretti, cofundador do IBGC, aos 96 anos

É com grande pesar que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) comunicou o falecimento, em 9 de janeiro, aos 96 anos, em São Paulo (SP), de Lélio Lauretti, cofundador da entidade e professor de disciplinas relacionadas a governança corporativa e ética empresarial.

 

Lauretti atuou no IBGC desde sua fundação. Assinou a ata de constituição em novembro de 1995, ao lado de Bengt Halqvist e João Bosco Lodi, idealizadores do instituto. Foi um associado ativo e, como voluntário, integrou o Conselho de Administração de 1999 a 2002, e a Comissão Ética na Governança. Participou, também, do desenvolvimento do primeiro Código de Conduta do IBGC, em 2007, em conjunto com outros voluntários.

Cofundador do IBGC, Lélio Lauretti morreu aos 96 anos. Foto: Divulgação IBGC

 

Lauretti formou-se em economia, fez especialização na Harvard Business School – onde conheceu Bengt Halqvist – e teve longa carreira no Banco do Brasil antes de participar da fundação do IBGC. “Nunca falamos tanto de ética e este é um dos legados do Lélio que devemos honrar sempre. Ele foi um precursor na discussão sobre o tema e pavimentou o caminho que percorremos até hoje, quando passamos a ter a integridade como um dos princípios da governança corporativa”, disse Valeria Café, diretora-geral do IBGC.

 

Em maio de 2019, o Blog IBGC entrevistou Lauretti, quando ele estava com 91 anos e mantinha uma agenda lotada de compromissos e se preparava para lançar mais um livro. Segundo ele, o futuro da governança corporativa envolvia mudanças: “Em um mundo interconectado, em processo de transformações tecnológicas e de reequilíbrio de forças políticas e econômicas mundiais, os riscos multiplicaram-se ao infinito. Não se preocupar com governança corporativa é um risco para as empresas. A governança garante segurança, controle e avaliação, fatores essenciais para a manutenção dos negócios. No capitalismo do século 21, a empresa precisa perceber que não há conflito entre o interesse econômico e o interesse social”.

 

Nos últimos anos, Lauretti paulatinamente afastou-se das atividades do IBGC para priorizar os cuidados com a saúde.

 

Conselho de Administração, diretoria e colegas do instituto sentirão falta da convivência com Lélio Lauretti, assim como de sua liderança e capacidade de execução. Nesse momento de profunda dor, nossos pensamentos estão com seus familiares e amigos.

 

 

 

Sobre o IBGC

Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é referência nacional e uma das principais no mundo em governança corporativa. Seu objetivo é gerar e disseminar conhecimento a respeito das melhores práticas em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes em sua adoção, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor. Para mais informações, consulte o nosso site.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *