Morre musa do cinema francês Anouk Aimmé

Morre musa do cinema francês Anouk Aimmé

 

Morreu nesta terça-feira, 18, aos 92 anos de idade, a atriz francesa Anouk Aimée, estrela de “A Doce Vida”, obra-prima do diretor italiano Federico Fellini.  Fez sucesso popular como protagonista do filme Um Homem, Uma Mulher, Uma Noite, ao lado do astro francês Jean Lui Tratinant, e do remate Um Homem, Uma mulher, Uma Noite, 20 anos depois.

 

Filha de atores, sua primeira atuação no cinema foi aos 14 anos, em La Maison sous la Mer (1947), filme dirigido por Henri Caleff. A partir de então resolveu adotar o nome de seu personagem – Anouk. Depois de estudos secundários na Inglaterra, estudou também teatro e dança com Andrée Bauer-Thérond. Posteriormente atua no seu primeiro longa-meragem, “La Fleur de l’âge”, filme de Marcel Carné que entretanto jamais será lançado. Nessa ocasião, Jacques Prevett que era o roteirista do filme, sugere-lhe que adote o pseudônimo de Aimée.

 

 

 

Casou-se três vezes: com o cineasta Nikos Paoatakis, com o qual tem uma filha, Manuella; com o compositor Pierre Borrout e com o ator Albert Finney. Posteriormente viveu com o cineasta Elli Chouraqui

Nos anos 1950 foi amiga de Jean Genet, Jean Cocteau e Raymond Queneau.

Prêmios

1967 – Globo de Ouro para a melhor atriz. Indicada ao Oscar de melhor atriz por seu desempenho no filme Un homme et une femme.

1980 Prêmio de Interpretação Feminina no Festival de Cannes por Salto nel vuoto de Marco Bellocchio.

2002: César de honra pelo conjunto de sua carreira.

2003: Urso de Ouro em Berlim, pelo conjunto de sua carreira.

Filmografia

Strese-Mann de Alfred BraunAnnette Stein

Share this post