Morre Iris Apfel, fashionista famosa pela ousadia, aos 102 anos
Iris Apfel, empresária, designer de interiores e ícone fashion, morreu nesta sexta-feira, 1 de março, aos 102 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais da socialite nova-iorquina. Um porta-voz dela informou ao The New York Times que a fashionista morreu em sua casa em Palm Beach, na Flórida, nos Estados Unidos. A causa não foi revelada.
Os óculos exagerados se tornaram sua grande marca registrada e, com seu jeito extravagante, Iris virou uma estrela da moda improvável. Ela apareceu por diversas vezes em grandes veículos internacionais, estrelou campanhas publicitárias para grifes famosas e foi fotografada por Bruce Weber para a revista Vogue italiana. Ela também foi tema de um documentário do cineasta Albert Maysles em 2014.
Nos anos 90, a socialite fez colaborações com marcas de maquiagem, lançou uma coleção de óculos e diversas linhas de bolsas, acessórios, perfumes e roupas. Ela também escreveu um livro de memórias chamado Iris Apfel: Accidental Icon, lançado em 2018. Iris completou 102 anos em agosto do ano passado.
Diversos famosos, incluindo brasileiros, lamentaram a morte da fashionista nas redes sociais.
Vida e carreira
Iris iniciou sua carreira no jornal Women’s Wear Daily e, depois de se casar com Carl Apfel, lançou uma tecelagem. Entre os anos 1950 e 1992, tocou a empresa ao mesmo tempo que comandou uma série de projetos de decoração e restauração, incluindo trabalhos na Casa Branca durante os mandatos de nove presidentes diferentes.
Viagem pelo mundo proporcionou o guarda-roupa
Até 1992, quando ela e o marido decidiram se aposentar, o casal viajou o mundo, o que possibilitou Iris a criar um dos guarda-roupas mais interessantes e diversos. Em 2005, o Metropolitan Museum of Art fez uma exposição dedicada a ela e, desde então, a designer usou a internet com maestria para compartilhar seus looks cheios de penas, cores e maxicolares