Morre Duda Mendonça, um dos mais renomados publicitários do Brasil
Duda Mendonça faleceu nesta madrugada, aos 77 anos, vítima de um câncer no cérebro. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo há dois meses para tratar a doença. Ele deixa viúva a esposa Aline, cinco filhos e netos.
Duda foi um dos mais célebres marqueteiros político do país, acumulando vitoriosas históricas, a exemplo da eleição de Lula em 2002, criando na ocasião o slogan que o petista usa até hoje quando quer piscar para o centro — “Lulinha, Paz e Amor”. Ganhou prêmio em Cannes, por três vezes.
Quem foi Duda Mendonça
Tornou-se conhecido no cenário nacional por comandar campanhas políticas vitoriosas em diversas eleições. Seu trabalho nas eleições presidenciais de 2002, quando ajudou a eleger o operário Luís Inácio Lula da Silva. Também foi o responsável pela campanha de Paulo Maluf à prefeitura de São Paulo em 1992, pela campanha de Marta Suplicy em 2004 e pelas campanhas de Ciro Gomes e de Cid Gomes, no Ceará, respectivamente a deputado federal e a governador, em 2006.
Fez inúmeras campanhas mundo a fora. Duda sempre se destacou pela criatividade e uso de emoções em seus trabalhos, desde o início em Salvador, como publicitário.
Em 2005 foi envolvido no Mensalão, mas acabou absolvido em 2012 pelo STF. Em 2016, anos depois passou a ser investigado na Operação Lava Jato, e em abril de 2017, assinou acordo de delação premiada.
Início da carreira
Depois de abandonar o curso de Administração na Universidade Federal da Bahia, tornou-se corretor de imóveis, entrando em contato pela primeira vez com a propaganda, ao desenvolver ideias de vendas para uma agência de publicidade.
Em 1975, criou a agência DM9 Propaganda, em Salvador, cuja primeira conta foi a da imobiliária onde havia trabalhado como corretor. Em pouco tempo, a DM9 conseguiu outras contas, sobretudo de empresas ligadas ao ramo imobiliário. Já em 1976, a agência recebeu o título de Agência do Ano (regional). Entre 1978 e 1988, a agência conquistaria vários prêmios nacionais e internacionais. Em 1988, Domingos Logullo e Nizan Guanaes, ex-estagiário da agência, tornaram-se sócios de Duda Mendonça. A empresa abriu um escritório em São Paulo. Em 1990, a DM9 Bahia e a DM9 São Paulo se separaram, e a marca DM9 foi comprada por Nizan Guanaes, em sociedade com João Augusto Valente e o Banco Icatu.
A DM9 Bahia juntou-se à agência D&E, dando origem à DS/2000.
Sua entrada no Marketing Político aconteceu como consequência do sucesso da DM9. Na Bahia organiza a campanha de Mário Kertezs para prefeito de Salvador, em 1985, usando, pela primeira vez, o coração como marca. A campanha leva a DM9 a ganhar o Top de Marketing de Melhor Campanha Política do país. Em 1992, repete a ideia do coração na campanha de Paulo Maluf para a Prefeitura de São Paulo. Maluf vence a eleição, e Duda ganha projeção nacional.
Nos anos 2000, Duda tornar-se-ia figura destacada no Marketing Politico e em 2001 reabre a DM9 em São Paulo junto com seus ex-estagiários João Vitor Sparano e Guilherme Lima.
Em 2002, foi o autor da campanha publicitária que ajudou a eleger Luís Inácio Lula da Silva depois de três tentativas frustradas.
Em outubro de 2004, durante as eleições municipais, Duda Mendonça, responsável pela campanha do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, foi preso em flagrante na noite durante uma operação da Polícia Federal de repressão às rinhas de galo num sítio entre Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a Polícia Federal, mais de 200 pessoas estavam presentes no local, entre elas um político do PT, Jorge Baby. No local havia três arenas para realização de rinhas, além de viveiros. A polícia também encontrou cerca de cem animais, muitos deles machucados.
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