Morre cantora Cynara, do Quarteto em Cy

Morre cantora Cynara, do Quarteto em Cy


A cantora Cynara, do Quarteto em Cy, morreu aos 78 anos, nesta terça-feira (11), de insuficiência respiratória no Rio. Ela estava internada no Hospital Prontocor, na Tijuca, Zona Norte. Ela e as irmãs Cyva, Cylene e Cybele formavam o grupo vocal criado em 1964. Ainda não há informações sobre o velório.

Originalmente formado pelas irmãs Cyva, Cynara, Cylene e Cybele, o Quarteto em Cy foi assim batizado por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra, padrinhos do grupo, em 1964, e passou por diferentes formações, mas mantendo as mesmas integrantes por cerca de 30 anos.

Nascidas em Ibirataia, Bahia, elas se mudaram para a capital carioca para trabalhar com música, contando com o apoio de Vinícius de Moraes (que as chamava carinhosamente de “baianinhas”).

A estreia oficial do Quarteto aconteceu no dia 30 de junho de 1964, no Bottles Bar — Beco das Garrafas. No violão estava Rosinha de Valença, na guitarra Carlos Castilho, e o Copa Trio, com Dom Um Romão na bateria, Dom Salvador no piano e Manuel Gusmão no contrabaixo.

No final da década de 1960, o grupo alcançou êxito internacional sob o título The Girls From Bahia, tendo passado por mudanças em sua composição original. Neste período atuaram no quarteto as cantoras Semíramis, Regina e Sonya. Após um breve hiato o grupo voltou às atividades em 1972 com as cantoras: Cyva, Cynara, Dorinha e Sonya. Em 1980 Dorinha se afastou por motivos de saúde e foi substituída por Cybele, que permaneceu no grupo até 2013 e foi substituída por Keyla Fogaça, por sua própria indicação. As vozes do grupo transitaram por notáveis compositores da música brasileira, como Vinícius de Moraes, Toquinho, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Tom Jobim e tantos outros. Seus registros fonográficos foram lançados em mais de 30 discos — tanto no Brasil quanto no exterior.

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *