Morre aos 56 anos, o ativista Cacique Darã

Morre aos 56 anos, o ativista Cacique Darã

 

 

O Cacique Darã, 56 anos,  da etnia Tupi Guarani, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, 18. Ele estava dentro do seu carro, na aldeia Tekoa Porã, no município de Itaporanga, em São Paulo, quando sua mulher o encontrou, já sem vida.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) investiga o caso, que foi listado como morte suspeita, quando não ocorre por causas naturais

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou, ainda na quarta, uma nota de pesar pelo falecimento da liderança. “Cacique Darã foi um ativista incansável, dedicando sua vida à luta pelos direitos dos povos indígenas”, diz trecho da nota.

 

Darã fundou, junto com seus parentes, a Aldeia Tekoa Porã em Itaporanga. Segundo a Funai, o cacique morava anteriormente na Terra Indígena Araribá, no Oeste paulista, mas, em 2006, decidiu regressar em busca de seu território ancestral, dando origem à nova aldeia.

“A Funai se solidariza com os familiares, amigos e a comunidade indígena neste momento de luto. O legado de Cacique Darã permanecerá vivo. Seu trabalho incansável e sua dedicação à causa indígena continuarão a ser uma fonte de inspiração para todos que se unem nessa missão”, finaliza o texto.

 


NOTA DO MST

Com muita tristeza recebemos, na manhã desta quarta-feira (18), a notícia do falecimento do Cacique Darã, da Aldeia Tekoa Porã, em Itaporanga (SP).

De etnia Tupi Guarani, Cacique Darã foi figura importante da luta e resistência dos povos indígenas, em especial na região sudoeste paulista.

Sempre esteve presente nas lutas contra o Marco Temporal e os projetos de lei que alteram a demarcação das terras indígenas, além de contribuir para a construção dos Acampamentos Terra Livre, que acontecem em Brasília.

Também participou ativamente das mobilizações por democracia e justiça que aconteceram intensamente nos últimos anos em nosso país.

Camarada do Movimento do Sem Terra, participou junto a outros companheiros e companheiras do nosso VI Congresso Nacional (2014) e de edições da Feira Nacional da Reforma Agrária.

 

Share this post