Missão à China: como transformar “dor de cabeça” em competitividade
|
A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realiza, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio à internacionalização do setor mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), uma Missão à China. O objetivo da iniciativa, que acontece entre os dias 3 e 12 de setembro, é “transformar uma dor de cabeça” em insights pela maior competitividade da indústria nacional.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que a China, apesar de, em muitos casos, ser vista como uma “concorrente desleal”, tem muito a ensinar para a cadeia produtiva do calçado brasileiro. “Evidentemente, não são todas as empresas chinesas que praticam concorrência predatória. Pelo contrário, é um mercado que vem se desenvolvendo muito em termos de tecnologia e respeito às melhores práticas de ESG. Temos muito a aprender com a maior produtora de calçados do mundo, que somente no ano passado produziu mais de 13 bilhões de pares, dos quais exportou mais de 9 bilhões”, avalia Júnior, ressaltando que as produtoras locais, antes conhecidas apenas por produtos de menor valor agregado, têm produzido cada vez mais calçados com diferenciais de qualidade, inovação e sustentabilidade para abastecimento de mercados mais sofisticados.
Durante a Missão, os empresários visitarão uma das maiores feiras internacionais de couros e componentes, a All China Leather Exhibition (ACLE), que acontece em Xangai entre os dias 3 e 5 de setembro. Organizada pela China Leather Industry Association (CLIA) e pela APLF Limited, a ACLE é conhecida como o evento de destaque para empresas internacionais que buscam oportunidades no vasto mercado chinês. Desde sua criação, em 1998, a ACLE recebeu centenas de milhares de compradores das principais províncias de curtumes e manufatura de artigos de couro e calçados da China. “A ACLE é um evento anual de sourcing para marcas de calçados e compradores de materiais para calçados esportivos, oferecendo materiais como cabedais, solas, malhas, flyknit, suprimentos e máquinas para calçados”, conta Júnior. A mostra, que conta com 1,2 mil expositores de 28 países, tem seis participantes brasileiras apoiadas pelo Brazilian Materials (Tanac, Noko, Química Carioca, Seta, SystemHaus e Corium). Na oportunidade da visita, o consultor da Assintecal, Marnei Carminatti, estará à disposição para auxiliar empresários da Missão na orientação de tendências, moda e mercado.
Imersão no mercado
Estão previstas, ainda, visitas à Nike House Innovation, Peak, Anta, entes públicos, Xin Hao Pan Shoe Materials Market, XDD Footwear Co, Xinruizhou Tecnologias de Corte, New Belle Group, Emma Technology Group, Qi Sheng Shoe, Consulado Geral do Brasil em Xangai, Huafon Microfiber, entre outros grupos. Na oportunidade, estarão no centro das pautas o ambiente de negócios na China, a relação comercial bilateral, formas de garantir uma maior integração, expansão global das marcas, oportunidades de negócios, tendências de mercado e moda, novas tecnologias, sustentabilidade em materiais, automação, entre outras.
Participam da Missão à China, com o apoio do Brazilian Materials, diretores da Bertex, Chronos, Cofrag, Cofratec, Cotton Shoes, Crespi do Brasil, FCC, Killing, Martêxtil, Metalização Igrejinha e Sugar Shoes.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.
Deixe um comentário