Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: MinC e UFCA lançam projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe — Cariri Cearense
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Giro Pelo Interior

MinC e UFCA lançam projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe — Cariri Cearense

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 5 de junho de 2024
Compartilhar
Compartilhar

 

Hoje, quarta-feira,5, o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançam o projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense. Trata-se de uma pesquisa-ação no campo da cultura, que visa promover ações formativas no ambiente da Universidade, de escolas da região e nos espaços próprios dos mestres, seja por meio de oficinas ou de “aulas espetáculos”. O evento, gratuito e aberto ao público, começa às 19h na Vila da Música, no Crato, com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do secretário de formação, livro e leitura do MinC, Fabiano Piúba.
“Estamos diante de uma iniciativa que, além de unir a Cultura e a Educação, num propósito formativo, ainda tem o importante papel de valorizar os nossos mestres e mestras. Compreender a realidade e valorizar esses fazeres, com a possibilidade de expandir o alcance dessas tradições é um dos compromisso do MinC junto às culturas tradicionais e populares”, afirma a chefe da Pasta.
O projeto é uma realização do MinC, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) com a UFCA, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, com apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O evento também conta com os apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música. A iniciativa propõe estimular, promover e realizar ações em diversas linguagens artísticas, que fortaleçam a relação entre educação, ciência e cultura da Chapada do Araripe, compreendendo as artes e ofícios dos mestres da cultura como expressões e manifestações da cultura brasileira que precisam ser transmitidas em ambientes diversos de educação.
A vivência e experiência com as culturas tradicionais do Cariri cearense contribuem para a valorização de nosso patrimônio material e imaterial. Promover e valorizar essas práticas culturais a partir do diálogo entre saberes tradicionais e saberes acadêmicos estão entre as principais motivações do “ciclo de saberes”.
“Gosto de dizer que toda casa, oficina, ateliê e terreiro de um mestre e mestra da cultura popular é um museu, uma escola e uma biblioteca ao mesmo tempo. Museu porque é um lugar de memória e de ancestralidade; escola porque é um lugar de transmissão de saberes e uma biblioteca porque estes senhores e senhoras são bibliotecas vivas. O projeto Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense compreende este sentido e procura conectar estes lugares de saberes dos mestres com as universidades e as escolas. Ele se insere no contexto das políticas de promoção da diversidade e da formação cultural promovidas pelo MinC em parceria com a Universidade Federal do Cariri – UFCA”, destaca Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.
Para o secretário, o projeto se apresenta como piloto que ganhará escala na parceria do MinC com o MEC com outras universidades federais do país, com o propósito de promoção da diversidade e cidadania cultural em nosso país. “E nada mais legítimo e bonito do que começarmos pela Chapada do Araripe no Sertão do Cariri com a UFCA”, finaliza.
A Pró-Reitora de Cultura, da UFCA, Aglaíze Damasceno reforça que “para ampliarmos o diálogo entre o saber popular e o científico é necessário fomentar a liberdade de expressão por meio da criação, produção, circulação e fruição das linguagens artísticas e manifestações culturais populares e de tradição”.
O edital de chamamento dos Mestres e Mestras estará disponível a partir do dia 19 de junho/2024, no site da UFCA.
Serviço
Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe, no Cariri Cearense
Data: 05 de junho de 2024
Local: Vila da Música – Av. José Horácio Pequeno, 1335-1367. Belmonte. Crato/CE
Horário: 19h (horário Crato)

Você Pode Gostar

Estado da Bahia entrega escola em Saubara e autoriza pavimentação em Floresta Azul
Bahia amplia segurança alimentar com entrega de quatro novas cozinhas comunitárias em agosto
SSP monta esquema especial com Reconhecimento Facial e mais de 300 policiais e bombeiros para Vaquejada de Serrinha
Festival de Louças chega a Lauro de Freitas com peças da Turquia e produtos da Serra Gaúcha
Estado da Bahia autoriza segunda etapa de obras de pavimentação e drenagem no CIS, em Feira de Santana
Últimas notícias da Semana
Cultura e entretenimento

Crie Audiovisual e ESPM promovem jornada sobre projetos audiovisuais

Rita Moraes
Rita Moraes
22 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Giro Pelo Interior

ExpoCacau promove cadeia produtiva em evento gratuito em Ilhéus

26 de agosto de 2026
Giro Pelo Interior

Prado se destaca no Show Tour Porto Seguro com participação de 12 hoteleiros

20 de agosto de 2026
Giro Pelo InteriorEm Foco

Vivo abre mais de 350 vagas para o Programa Jovem Aprendiz

18 de agosto de 2026

Projeto sobre Direitos Humanos realiza, em Camaçari, segundo encontro com debate sobre Diversidade e Desigualdades

14 de agosto de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Crie Audiovisual e ESPM promovem jornada sobre projetos audiovisuais
O Boticário inaugura tendência internacional de perfumaria laundry com o novo Floratta Blue Crystal
Morre o excepcional jornalista e escritor mineiro Zuenir Ventura
DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Conheça os principais recursos de acessibilidade disponíveis no celular

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites