Metaverso da indústria brasileira é mais lançado no Rio Grande do Sul dia 19 de outubro
O Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), foi palco na última quinta-feira, 19, do anúncio do MetaIndústria Lab Sul, um dos dois principais centros desenvolvedores de soluções de tecnologia do projeto MetaIndústria.
A novidade foi resultado de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI Integração de Sistemas (SPI), e conta com o apoio de mais de 30 instituições nacionais e multinacionais. No evento foi demonstrado o estágio inicial da criação de sete demonstradores de tecnologia e como eles funcionarão na prática dentro de um parque industrial.
Inédito no Brasil, o MetaIndústria foi desenvolvido para aumentar a maturidade digital do parque industrial brasileiro, a partir da combinação de tecnologias 4.0, incluindo o conceito metaverso – já usado em programas e jogos virtuais e descrito como uma nova camada da realidade que une dois mundos: real e virtual.
A partir do uso de redes 5G, como tecnologia habilitadora, e da aposta no ambiente digital do Omniverse, o projeto permitirá que os gestores acompanhem ciberfisicamente, ou seja, tanto no metaverso quanto em laboratórios físicos, em tempo real, como as soluções de tecnologias funcionarão e poderão beneficiar as linhas de produção.
O programa, inicialmente, terá duração de 24 meses. Período em que gestores de 100 empresas participarão de capacitações e treinamentos no espaço do MetaIndústria Lab Sul, a fim de colocá-los em contato com as tecnologias de ponta para linhas de produção e de auxiliá-los na tomada de decisão para a construção de uma estrutura digitalizada.
“Esse é mais um projeto da ABDI pensado e estruturado para impulsionar a competitividade e a produtividade do setor produtivo, apoiar os gestores na estruturação de unidades fabris integradas e inteligentes e, especialmente, reduzir riscos de investimento em inovação, fator que, por vezes, impede o negócio de avançar para um próximo passo”, avalia a presidente-interina da Agência, Cecília Vergara.
|
Projeto MetaIndústria
De um lado estão os organizadores e parceiros do projeto, de outro indústrias interessadas em expandir seus modelos de negócio a partir do uso e da implantação de tecnologias inovadoras, especialmente as chamadas 4.0. Para alcançar as metas do projeto, que, dentre outras, prevê a capacitação de gestores de 100 empresas até 2025, o MetaIndústria consolidará um complexo formado por dois MetaIndústria Labs: um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS) e um espaço data-driven, que está localizado em Brasília, na sede da ABDI. Recentemente, a Agência investiu na construção do Data ABDI, um espaço multifuncional, multiusuário e escalável, que dispõe de tecnologias 5G, imersão digital e imagens de alta resolução, preparado para receber dados em tempo real e informações analíticas de várias plataformas tecnológicas.
Aconteceram capacitações imersivas de profissionais e gestores, e onde eles tiveram acesso a estratégias de gestão de inovação e tecnologias de ponta que incluem robótica, inteligência artificial e realidades virtual e aumentada. Foram desenvolvidas e testadas soluções de tecnologia que atendam às demandas por inovação em modelo de negócio das indústrias brasileiras e, ao mesmo tempo, diminuam as incertezas e os riscos naturalmente envolvidos nos investimentos em inovação.
“Um dos principais objetivos do MetaIndústria é demonstrar o conceito de ecossistema funcionando na prática para a indústria 4.0, focando nas necessidades do setor industrial brasileiro. É um projeto que envolve três princípios essenciais a qualquer negócio do futuro: colaboração, coordenação e comunicação inteligente”, reforça o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.
“As tecnologias da Indústria 4.0 têm o potencial de impulsionar a inovação nos processos empresariais, estabelecendo uma vantagem competitiva decisiva. Suporte robusto em termos de engenharia, ecossistema de inovação, localização e tecido industrial, é fundamental para esse avanço, e há mais de uma década a SPI tem um centro de engenharia dentro do Complexo Tecnológico da Unisinos, que é um fator estratégico para o desenvolvimento do projeto. As vivências proporcionadas pelo MetaIndústria são como catalisadores essenciais para a transformação inovadora do setor industrial brasileiro”, destaca o CEO da SPI, Marcos Barbosa.
Deixe um comentário