Menino Maluquinho e Ginga: o encontro que abre um novo ciclo olímpico para o Brasil
Amizade entre o Menino Maluquinho e Ginga serve de inspiração para crianças e jovens de todo o Brasil
A amizade entre dois personagens simbólicos da cultura e do esporte abre caminho para um novo ciclo olímpico no Brasil. Eles são o Menino Maluquinho, criação do Mestre Ziraldo, e Ginga, mascote do Time Brasil desde os Jogos Pan-Americanos de 2015. O encontro desses personagens sela uma parceria inédita entre o Instituto Ziraldo e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e jovens através da educação e do esporte.
A parceria compreende todo o ciclo olímpico, que começa agora nos Jogos de Paris, em 2024, e se estende até os Jogos de Los Angeles, em 2028. Nesse intervalo, serão realizadas ativações em uma série de eventos como os Jogos da Juventude, Jogos Olímpicos de Inverno, Jogos Sul-Americanos e os Jogos Pan-Americanos, além de ações socioeducativas como a COB EXPO e o Projeto Transforma.
O encontro de Maluquinho e Ginga não apenas resulta em uma grande amizade, como também envolve o “espírito Brasil”, materializado por esses dois personagens simbólicos. O primeiro tem o olho maior que a barriga, fogo no rabo e ventos nos pés, segundo a descrição do próprio Ziraldo. O outro é o maior felino do continente americano, de corpo robusto, pelagem dourada e pintas pretas no corpo.
A união dos dois tem por objetivo principal inspirar crianças de todo o Brasil, através da ampla atuação na rede escolar e do reconhecimento dos valores expressos na Carta Olímpica, como ética, respeito, excelência e amizade. Afinal, todo esporte começa com uma brincadeira.
Como desdobramentos, Ziraldo e o COB devem promover ações sociais, educacionais, projetos esportivos, artísticos e culturais, além de licenciamentos, experiências, entretenimento e games, valorizando o desenvolvimento e a transformação humana através da união do esporte, do livro e da educação.
Para o lançamento da parceria, será apresentada uma animação de 1 minuto, na qual o Menino Maluquinho e Ginga se encontram – e o felino torna-se o novo amigo da Turma do Maluquinho. A animação foi produzida pelo estúdio brasileiro Dogzilla – o mesmo que atuou na premiada série The Nutty Boy (O Menino Maluquinho), inspirada na obra de Ziraldo.
“Ziraldo foi um torcedor apaixonado por esporte. Qualquer competição em que o Brasil estivesse envolvido, ele parava para torcer, principalmente nos Jogos Olímpicos. Era um olho na mesa de desenho e outro na TV. Praticamente parava a produção do estúdio nessas horas”, lembra Mig Mendes, ilustrador e roteirista, uma das lideranças criativas de Ziraldo e do Instituto Ziraldo. Mig trabalhou 35 anos ao lado do mestre.
“São símbolos do Brasil que se unem e se encontram no esporte e na educação para motivar crianças, jovens, esportistas e torcedores! O Menino Maluquinho passa a reforçar o Time Brasil, na torcida pelos atletas brasileiros, nas competições e eventos que o COB realiza ao longo dos anos”, explica Adriana Lins, diretora artística do Instituto Ziraldo.
Crédito: COB, Ziraldo e Instituto Ziraldo
|
Amizade entre personagens simbólicos da cultura e do esporte marca o ciclo olímpico que se estende até 2028
Já o Comitê Olímpico do Brasil se diz honrado em firmar uma parceria com o Instituto Ziraldo. “É um motivo de grande alegria. Ela propicia entrarmos no universo de um artista referência na história do Brasil através de uma turma de personagens que impacta os brasileiros há diversas gerações. E nos aproximará cada vez mais de crianças e jovens, podendo disseminar a principal visão do olimpismo, de construir um mundo melhor através do esporte e da educação, com amizade, respeito e excelência”, afirma Gustavo Herbetta, diretor de Marketing do COB.
O Menino Maluquinho também está entrando no universo dos games, pela primeira vez, graças à parceria entre Ziraldo e a Hermit Crab. O icônico personagem se juntará ao Ginga na experiência Parque do Ginga no Roblox, onde participarão de aventuras, desafios e minigames. Matheus Vivian, CEO da Hermit Crab, destaca: “Trabalhar ao lado do COB e Ziraldo para inserir o Menino Maluquinho no metaverso é uma oportunidade incrível de celebrar a cultura brasileira e os valores olímpicos de uma forma única e envolvente. Essa colaboração não só celebra a rica tradição esportiva e cultural do Brasil, mas também proporciona uma experiência educativa e divertida para crianças e jovens de todo o país.”
O ARTISTA ZIRALDO
Ziraldo nasceu artista, em 1932, no interior de Minas Gerais, curioso por informação e apaixonado por livros, esporte e amigos. Observador das fraquezas e grandezas humanas, era um comunicador ávido. Artista autodidata, atuante nos mais variados campos da cultura, Ziraldo foi um desbravador, pioneiro no design brasileiro, revolucionário na literatura infantojuvenil, sempre com ideias inovadoras e traços vigorosos.
Dono de um olhar apurado e um enorme talento para dar formas aparentemente simples a temas complexos, Ziraldo abriu caminhos para toda uma geração de fãs, artistas e intelectuais, sendo um verdadeiro ativista cultural em constante diálogo com a sociedade.
Sua assinatura inconfundível na imprensa brasileira e o humor como forma de resistência foram marcantes em momentos importantes de nossa história. Suas obras literárias trouxeram uma nova escuta para a infância. Ziraldo é um artista atemporal e universal, referência na defesa da liberdade de expressão.
SOBRE O INSTITUTO ZIRALDO
Instituição cultural que preserva e difunde o acervo visual e intelectual do multiartista Ziraldo, o IZ é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir deste acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa recente história. A instituição já digitalizou e catalogou, até o momento, mais de 15 mil itens que incluem ilustrações, esboços e ideias. É a guardiã de objetos e materiais de trabalho do artista, além da vasta coleção de coletes, uma das marcas registradas de Ziraldo.
O acervo inclui ainda inúmeros troféus, encadernações das publicações da Revista Pererê, do periódico O Pasquim, miniaturas dos personagens de Ziraldo, edições do livro “O Menino Maluquinho” em todos os idiomas publicados, a biblioteca de consulta do artista e a biblioteca de suas obras. O Instituto também organiza um imenso material biográfico com fatos e curiosidades sobre o artista e sobre os contextos social e político das fases de suas obras.
Dentro da política de difusão do Instituto Ziraldo, além das recentes realizações com exposições, projetos editoriais, audiovisuais, ações educativas e sociais de incentivo à leitura, consta o intercâmbio cultural e artístico entre instituições, escolas e pesquisadores em âmbito nacional e internacional. Ler para ir além da leitura é a missão do Instituto Ziraldo.
Sobre a Hermit Crab
A Hermit Crab é um dos maiores estúdios independentes de games do Brasil e o estúdio oficial do Comitê Olímpico do Brasil. Atua em diversos segmentos de desenvolvimento de jogos: seu portfólio inclui experiências de jogos desenvolvidas para algumas das maiores marcas esportivas do mundo. Assinou o desenvolvimento de diversos jogos oficiais de futebol para clubes renomados como Arsenal, Paris Saint-Germain, Manchester City e Barcelona FC. Além disso, desenvolve projetos para grandes plataformas de metaverso, como Roblox, Fortnite e The Sandbox, em parceria com diversas marcas.
Sobre o COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 109 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 150 medalhas em Jogos Olímpicos (37 de ouro, 42 de prata, 71 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
ABInBev, Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smartfit, Hemmer, Havaianas, Azul, Riachuelo, Subway, Grupo Águia, Peak, Estácio, NSports, Voke, Ajinomoto, Aliança Francesa, Aguiabranca, Max Recovery e New On.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.
Deixe um comentário