Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Médicos Sem Fronteiras trata quase 160 feridos após confrontos armados na República Democrática do Congo
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Mundo

Médicos Sem Fronteiras trata quase 160 feridos após confrontos armados na República Democrática do Congo

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 9 de janeiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

 

Em menos de uma semana, cerca de 102 mil pessoas foram forçadas a se deslocar em meio aos conflitos nas províncias de Kivu do Norte e do Sul

 

Nos últimos dias, o Território de Masisi, na província de Kivu do Norte, tem sido afetado por intensos confrontos entre o grupo armado M23/AFC e o exército congolês, apoiado por forças aliadas, na República Democrática do Congo (RDC).

Os conflitos levaram a deslocamentos populacionais em massa na região – cerca de 102 mil pessoas em menos de uma semana, de acordo com o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). “Entre os dias 3 e 6 de janeiro, as equipes de Médicos Sem Fronteiras (MSF) e do Ministério da Saúde do país trataram 75 feridos no Hospital Geral de Referência de Masisi e no Centro de Saúde de Referência de Nyabiondo”, declarou Stephane Goetghebuer, coordenador-geral de MSF em Kivu do Norte.

Conflito no Congo - 26/05/2018 - Mundo - Fotografia - Folha de S.Paulo

“Além de fornecer esses cuidados, essas duas instalações de saúde também abrigaram centenas de civis por vários dias, que buscaram refúgio e proteção”, acrescentou Goetghebuer.

M23 assume controle de Masisi

Após os confrontos, o grupo M23/AFC assumiu o controle da cidade de Masisi e áreas adjacentes no fim de semana. Como resultado, as equipes de MSF no Hospital Geral de Referência de Minova e no Hospital Numbi, ambos em Kivu do Sul, também estão ajudando a tratar muitos dos feridos.

“Foram registrados confrontos nas terras montanhosas de Numbi, em Minova, Kivu do Sul. As pessoas fugiram e 84 feridos estão sendo tratados no Hospital Numbi e no Hospital Geral de Referência de Minova”, explica Julien Gircour, coordenador-geral de MSF em Kivu do Sul. As equipes de MSF em Masisi, Nyabiondo, Minova e Numbi continuam a oferecer assistência médica às populações impactadas pelo conflito.

Esses confrontos são os mais recentes aos quais as equipes de MSF responderam na crise armada do M23 contra o exército congolês e grupos aliados, que já dura três anos, no leste da RDC. O conflito deslocou centenas de milhares de pessoas e afetou seriamente a já crítica situação humanitária e de saúde na região.

Você Pode Gostar

Tragédia em Uganda: ao menos 20 crianças morreram
Fórum Brasil-Portugal debate diversidade do patrimônio cultural e desafios da preservação
Ator de ‘A Maravilhosa Sra. Maisel’, série vencedora do Emmy e do Globo de Ouro, morre aos 44 anos
Morre jogador da Seleção da África do Sul, que jogou na Copa do Mundo 2026
Ex-ministra do Reino Unido é encontrada morta em casa; polícia prende suspeito de assassinato
Últimas notícias da Semana
Destaques

Montruosidade: Bebê estuprada e morta em Fortaleza: o que se sabe sobre o caso

Rita Moraes
Rita Moraes
14 de julho de 2026
“Amor, fica acordado”: mulher chora ao lado do corpo após matar namorado em Joinville
Família reconhece pertences de idosa em corpo encontrado em Nova Londrina
Vizinho mata casal por causa de um muro
Barbárie: ‘Ele está alvejado com 50 tiros’, diz pai ao reconhecer filho assassinado em comunidade de João Pessoa
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Mundo

Bauducco inaugura sua maior fábrica nos EUA e consolida liderança no mercado norte-americano

8 de julho de 2026
Aconteceu deu no ConexaoinMundo

Atriz americana Daveigh Chase morreu de Aids

29 de junho de 2026
Aconteceu deu no ConexaoinMundo

Casal é condenado por homicídio após filho de 7 anos morrer por obesidade

27 de junho de 2026
Mundo

Exército de Israel descobre grande complexo militarizado do Hezbollah sob aldeia libanesa

23 de junho de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Tragédia em Uganda: ao menos 20 crianças morreram
Bracell abre cinco vagas para condutor de empilhadeira em Camaçari, incluindo oportunidade exclusiva para mulheres
NESCAU® e Jogos Escolares de Minas Gerais ampliam colaboração para impactar ainda mais estudantes no estado
Adolescente atira contra pessoas em loja de conveniência. Dois morreram.

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites