Mariana Leão estreia na CASACOR Bahia com um resgate do significado do morar
A arquiteta Mariana Leão faz sua estreia na CASACOR BAHIA 2024 com o ambiente HOGAR, uma homenagem profunda ao conceito de lar. Com 63m², o espaço foi concebido para resgatar a essência do lar como um local que não apenas abriga, mas acolhe, conta histórias e transmite uma sensação única de pertencimento. Fugindo do minimalismo e das soluções genéricas, o HOGAR evidencia a singularidade de cada detalhe, criando um ambiente que exala a “alma” de quem o habita.
A inspiração para o projeto vem do próprio significado da palavra “HOGAR”, que em espanhol significa “lar”, e é esse sentido de convívio, de espaço familiar e acolhedor que permeia toda a criação do ambiente. “Um ‘Hogar’ é simples em sua forma e rico em detalhes, é construído pelo tempo, por memórias e vivências. Por consequência, não é genérico em suas cores e elementos, ele é específico, peculiar”, explica Mariana Leão.
O HOGAR estabelece uma relação íntima com o tema “De Presente, o Agora”, proposto pela CASACOR este ano. Em um mundo cada vez mais marcado pelo individualismo e pela efemeridade, o ambiente convida ao convívio, à interação e ao resgate do lar como um espaço que verdadeiramente pertence a alguém, refletindo a história e a identidade de seus habitantes. “O Hogar acolhe, convida ao convívio familiar e resgata algo que é tão primário para as casas, mas que vem se perdendo: a sensação de pertencimento, de particularidade”. O projeto valoriza a beleza no movimento, na diversidade e na espontaneidade, oferecendo um contraponto à estética estática e simétrica, destacando-se como uma das grandes atrações da mostra deste ano.
O espaço se distingue por resgatar elementos que estavam em segundo plano nas tendências contemporâneas, como o vidro no mobiliário, presente em diversas formas, cores e texturas, além de reintroduzir o uso de estampas e cores que haviam sido ofuscadas pelo minimalismo. O HOGAR também traz uma proposta inovadora ao utilizar tecidos como parte integrante da arquitetura do espaço, revestindo paredes e tetos, promovendo uma fusão única entre materiais. A escolha do mobiliário reflete essa busca por flexibilidade e atemporalidade, com peças soltas e adaptáveis, que não estão “presas” à estrutura do ambiente, permitindo uma composição dinâmica e espontânea.
Além disso, o layout do espaço foi pensado para estimular o convívio e a interação. O sofá em formato de ilha, direcionado para o centro do ambiente, junto com todo o mobiliário, reforça essa proposta. “Cada peça está estrategicamente posicionada para promover encontros, diálogos e trocas, resgatando a essência do “viver em comunidade” que buscamos também nos nossos lares”.
Outro aspecto marcante do HOGAR é a forma como o ambiente interior se comunica com o exterior, permitindo que a natureza penetre nos espaços interiores e crie uma conexão harmoniosa com o natural. A estética lúdica e espontânea do espaço é realçada por um mix completo de cores, estampas e texturas que, juntos, criam composições que fogem da simetria e da neutralidade. Além disso, o mobiliário e a iluminação do espaço assumem um papel quase artístico, com peças que se destacam como verdadeiras esculturas, trazendo um toque de sofisticação e criatividade.
Materiais como piso de assoalho de madeira, painéis amadeirados, espelhos e uma variedade de tecidos foram cuidadosamente escolhidos para compor o ambiente, criando uma atmosfera acolhedora e rica em texturas. Algumas peças foram desenhadas exclusivamente para a mostra, como as mesas de pedra que acompanham o sofá ilha, uma criação assinada pelo escritório. Além disso, o ambiente contará com lançamentos exclusivos da EstudioBola, representados pela Itro Design, e da marca DOIMO, representados pela BAÚ +, que prometem surpreender os visitantes da mostra.
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2024 chega à sua 30ª edição na Bahia, com 19 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e presente em 2 praças internacionais (Peru e Bolívia).
Mais Informações:
www.casacor.abril.com.br/mostras/bahia/
Instagram: https://www.instagram.com/casacor_bahia/
Deixe um comentário