Conexão InConexão InConexão In
Font ResizerAa
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Reading: Mais de 1,2 milhão de famílias vivem em casas sem banheiro no Brasil — 83,5% são chefiadas por pessoas negras
Compartilhar
Font ResizerAa
Conexão InConexão In
Buscar
  • Home
  • Institucional
  • Notícias
    • Carros
    • Cotidiano
    • Deu o que falar…
    • Esportes
    • Geral
    • Mercado
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Destaques
  • Entretenimento
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Luxo
    • Sociedade
  • Mundo
  • Política
  • Regiões
    • São Paulo Capital
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Vídeos
Destaques

Mais de 1,2 milhão de famílias vivem em casas sem banheiro no Brasil — 83,5% são chefiadas por pessoas negras

Rita Moraes
Rita Moraes
Publicado 20 de março de 2026
Compartilhar
Compartilhar

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, especialistas alertam que a desigualdade no acesso à moradia digna e à infraestrutura urbana expõe desproporcionalmente a população negra aos impactos da crise climática e aos riscos urbanos. No Brasil, mais de 1,2 milhão de famílias vivem em casas sem banheiro, e a desigualdade racial é evidente: 83,5% dos domicílios são chefiados por pessoas negras e 70% por mulheres, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2025. Os dados revelam como o acesso à moradia digna ainda está profundamente marcado por desigualdades estruturais no país.
 

Levantamento do Ipea mostra, ainda, que 16,3 milhões de famílias brasileiras vivem em moradias com algum tipo de inadequação, como falta de banheiro, ausência de abastecimento de água pela rede pública ou inexistência de esgotamento sanitário. O problema atinge quase 40% das famílias inscritas no Cadastro Único, e o custo estimado para superar essas carências ultrapassa R$274 bilhões. A ausência de esgotamento sanitário é a situação mais comum, afetando mais de 9 milhões de famílias, seguida pela falta de abastecimento de água pela rede pública.

 


A desigualdade racial também aparece na ocupação do território urbano. Em áreas consideradas de risco, como encostas e regiões sujeitas a enchentes ou deslizamentos, 66% da população é negra, segundo o relatório “Sem Moradia Digna, Não Há Justiça Climática”, de 2025, da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, que analisou dados de 129 cidades brasileiras. Nessas regiões, a renda média das famílias chega a ser quase metade da média geral das cidades estudadas, enquanto a precariedade de infraestrutura — como ausência de esgoto ou coleta adequada de lixo — evidencia o que especialistas classificam como racismo ambiental, quando desigualdades raciais determinam quem está mais exposto aos riscos ambientais e urbanos.
Essas desigualdades também se refletem na segurança e na estabilidade da moradia. Dados do IBGE, de 2022, mostram que mulheres e pessoas negras relatam níveis mais altos de sensação de insegurança no próprio domicílio e no bairro onde vivem. A falta de documentação da propriedade,que indica vulnerabilidade na posse da moradia,também atinge de forma mais intensa a população preta ou parda e famílias de menor renda.
Sugestão de entrevistada:
Raquel Ludermir, Gerente de Incidência em Políticas Públicas da Habitat para a Humanidade Brasil
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 33 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.

Você Pode Gostar

Governo Federal anuncia a demarcação de 668 mil hectares para Unidades de Conservação na Amazônia
Brasil tem a menor taxa de analfabetismo entre idosos
Estado da Bahia entrega modernização do Colégio de Tempo Integral Paulo Freire em Salvador
Parada do Orgulho LGBT+ Bahia reúne milhares na Barra e anuncia novidades para 2027
Histórico! Elton John faz show arrebatador e encerra primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026 com chave de ouro e muito brilho
Últimas notícias da Semana
Deu o que falar...

Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online

Rita Moraes
Rita Moraes
10 de setembro de 2026
Ideias de looks para o Natal e Réveillon
Artigo: Dia da Consciência Negra para todos, por Luana Génot
Combo de Lançamento: LG abre pré-venda dos novos monitores gamer UltraGear OLED
Quando o desejo é brincar de Amigo Secreto, nada melhor do que apenas curtir e se divertir, deixando toda a administração da brincadeira para um site que faz tudo e o melhor, de graça!
- Anúncio-
Ad image
- Anúncio-

Você Pode Gostar

Destaques

Edital oferece 5,7 mil vagas para o Partiu Estágio na Bahia

6 de setembro de 2026
Destaques

Começou o Rock in Rio 2026! Novo Palco Mundo impressiona e recebe show histórico de Foo Fighters nesta sexta-feira

5 de setembro de 2026
Destaques

Língua biônica da USP identifica gripe aviária em até 6 minutos

4 de setembro de 2026
Destaques

Não Existe Almoço Grátis recebe sessão especial neste feriado de 7 de setembro no Cine Glauber Rocha

4 de setembro de 2026

Sobre Nós

O Conexãoin é um portal de notícias criado pela jornalista Rita Moraes, que conecta o público às principais informações da Bahia, do Brasil e do mundo. Lançado em 2017, destaca-se pela cobertura objetiva, equipe experiente e forte presença digital. Fique conectado com a notícia.
Acesso Rápido
  • Cultura e entretenimento
  • Destaques
  • Esportes
  • Mundo
  • Política
  • Turismo
Plenária Nacional – Campanha “Por um Brasil sem Compra de Votos” Sexta-feira, 11/09, online
Cerâmica molda novos objetos para a casa
adidas lança Adizero Dropset Pro, focado no treinamento híbrido, com experiências em São Paulo
Governo Federal anuncia a demarcação de 668 mil hectares para Unidades de Conservação na Amazônia

Contatos

  • Salvador-Bahia
  • (71) 99980-2901
  • moraes.rita1@gmail.com
© Copyright 2026| Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites