Lula se encontra na Argentina com representantes do movimento “Madres de la Plaza del Mayo”
Em solo argentino, na primeira visita presidencial no exterior, o presidente Luís Inácio Lula da Silva teve um encontro emocionante com algumas representantes das Madres de la Plaza del Mayo.Ele recebeu de presente um quadro com o lenço de cabeça branco, símbolo do movimento.
Durante encontro com o presidente Alberto Fernandez, do Partido Justicista discutiram ações de reaproximação dos dois países, cuja proximidade tinha sido rompida pelo antecessor Jair Bolsonaro.
A associação luta para descobrir o que ocorreu com seus filhos durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983. Desde 77, elas se encontram na Praça de Mayo exibindo cartazes com fotos dos filhos e pedindo esclarecimento ao governo.
Sempre com lenços brancos na cabeça branca para simbolizar as fraldas de seus filhos perdidos, muitas já idosas conversaram com o presidente brasileiro e falaram da luta incansável por 30 mil jovens, cujo paradeiro nunca foi elucidado pelos militares argentinos que atuavam durante a ditadura. Militares só admitiram que 9 mil pessoas foram sequestradas.
Vitória do movimento
As Mães da Praça de Maio já conseguiram a desclassificação de documentos oficiais da Ditadura Militar na Argentina, restabelecer a identidade (e a ancestralidade) de 128 crianças e denunciar os crimes cometidos pelos torturadores do exército nacional.
Deixe um comentário