ConexãoIn

Que tipo de água você consome? Escolha a melhor para sua saúde!

Uma pesquisa realizada pela engenheira agrônoma Érika Ferreira Rodrigues, para obtenção do título de especialista em Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), constatou que o Brasileiro está consumindo marcas de água mineral com altos níveis de acidez, o que é preocupante. 

O pH da água que se bebe, faz muita diferença quando se fala em saúde, pois além de hidratar, a água com um pH elevado, trás muitos benefícios para quem consome. O nosso corpo necessita que os líquidos que ingerimos sejam alcalinos e ricos em minerais. Ao gerar energia, o corpo humano consome elétrons, gerando um resíduo ácido (excesso de prótons H+). É necessário eliminar este excesso de ácido.

A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o padrão de potabilidade das águas, recomenda que o pH (potencial hidrogeniônico) da água própria para consumo seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5, mas o ideal segundo os pesquisadores é a que possui pH 7 e nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA está dentro desse padrão, ou está acima ou abaixo de 7. O pH dessas marcas varia entre 3 e 4,5, o que as as caracteriza como muito ácidas, portanto, impróprias para consumo.

“Uma água precisa ter um pH acima de 6,5 para ser potável. Abaixo disso, não é água potável, podendo, inclusive, causar problemas de saúde”, adverte o professor Milton Matta, orientador do trabalho.

Ele explica o risco do consumo da água mineral com pH ácido: “Essa água, sendo consumida durante dez, vinte anos, pode causar problemas gástricos, como gastrites, úlceras e câncer de estômago, doença cuja incidência coloca o Pará em segundo, entre os Estados da Federação.”

Saiba os 10 benefícios da água mineral alcalina

1. Ajuda a digestão:seu consumo pode ter benefícios terapêuticos para pacientes com refluxo esofágico pois esse tipo de água desativa a pepsina, que é uma enzima digestiva.

2. Atua na saúde óssea:estudo publicado em 2012 no Canadá concluiu que o aumento no consumo de alimentos alcalinos pode melhorar a saúde óssea, reduzindo a perda de massa muscular e o risco para doenças crônicas como hipertensão.

3. Dá mais energia:a alcalinização também aumenta o magnésio intracelular que é necessário para várias reações enzimáticas para produção de energia e ativação davitamina D.

4. Melhora a memória:não só a água, mas a dieta alcalina gera alterações hormonais que podem melhorar a memória e cognição.

5. Reduz a retensão de líquidos: o sódio é um dos grandes responsáveis pela retenção de líquido no corpo, por isso beber a água durante o dia evita que o corpo retenha esse eletrólito e outras substâncias.

6. Deixa a pele mais firme: os dermatocosméticos agem nas camas superficiais da pele, enquanto a água é capaz de atingir camadas mais profundas; sendo assim, é a melhor forma de deixar a pele viçosa e ainda melhorar o aspecto de rugas e a pele mais firme.

7. Previne o câncer:segundo Otto Warburg, ganhador do Prêmio Nobel de 1931, o câncer se desenvolve em meio ácido; portanto não consegue se desenvolver no meio alcalino.

Mas, de acordo com a profissional, apesar de todas as pesquisas realizadas até o momento, ainda não há consenso para o papel da água alcalina e seus benefícios a longo prazo.

Entenda o que é o pH

O pH de 7 significa neutralidade.

pH < 7 significa acidez e quanto menor o número do pH, mais ácida é a solução aquosa. OpH é medido em escala logarítmica, o que significa que com a diminuição de 1 ponto no pH torna a solução 10 vezes mais ácida. Ou seja uma solução com pH 3 é 10 vezes maisácida que uma solução de pH 4 e 100x mais ácida que uma solução de pH 5, 1000 x maisácida que uma solução de pH 6 e 10.000 x mais ácida que uma solução com pH 7.ph-agua

Quando o pH é maior que 7 a solução é chamada de alcalina. Uma solução com pH 10 é 10x mais alcalina que uma solução com pH 9, 100x mais alcalina que uma solução com pH 8 e 1000x mais alcalina que a solução neutra com pH 7.

Pureza Vital Nestlé – pH 7,44 (alcalino)

Minalba – pH 8,04 (alcalino)

Puris – ph 6,98 (neutro)

Sarandi – pH 9,35 (alcalino)

São Lourenço – pH 5,45 (ácido)

Indaiá – pH 4,64 (ácido)

Bonafont – pH 5,44 (ácido)

Lindoya – pH 6,74 (neutro)

Ibirá – pH 10,15 (alcalino)

Petrópolis – pH 5,38 (ácido)

Levity – pH 8,84 (alcalino)

Schin – pH 6,79 (neutro)

Perrier – pH 5,5 (ácido)

Crystal – pH 7,28 (alcalino)

Água prata – pH 7,01 (neutro)

Santa Joana – pH 5,25 (ácido)

POR: Rita Moraes
Publicado em 24/04/2018